
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Nardy, Joao Pedro | - |
| Autor(es): dc.creator | Teixeira, Lucas Andre | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:23:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:23:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.32930/nuances.v32i00.8463 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237585 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237585 | - |
| Descrição: dc.description | Is the poetry of Joao Cabral de Melo Neto with its place assured in the current educational programs about literature teaching? Departing since a radical criticism about the state of art in pedagogics, it is considered that no. The current tendency today tends to discard it along with other precious literary productions, within a larger process of emptying of scholar contents. Why the valorization of poetry requires a substantive, historical and critical pedagogy theory? And why is Joao Cabral's poetry relevant for an emancipating and critical education perspective? In other words, this paper underlines the importance of Historical-critical Pedagogy for educators and scholars of Joao Cabral, by one way; and the importance of Joao Cabral for educators that assume such the PHC as other critical perspectives in education, by another way. To solve this problem, the paper analyses the poem The River, and discuss the esthetic reflection theory, by Gyorgy Lukacs, as well the Activity Theory, by A. Leontiev, considered opportune for the problem of the directive or non-directive way of the educational work and its needs. These are existing questions in the pith of the current pedagogic problematics. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Programa Posgrad Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Programa Posgrad Educ Escolar, Araraquara, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 20 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho, Fac Ciencias & Tecnologia | - |
| Relação: dc.relation | Nuances-estudos Sobre Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literature teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Joao Cabral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-critical pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Activity theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Esthetic reflection | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning to learn | - |
| Título: dc.title | Esthetic and didactic considerations for literature teaching: as historical-dialetic materlistic apropriation of João Cabralde Melo Neto | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: