
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Sanches, Bruno Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Cristovao, Vera Lucia Lopes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:07:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:07:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.18309/ranpoll.v53i1.1680 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237563 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237563 | - |
| Descrição: dc.description | Studies in academic literacies emerge from the necessity to expand and/or investigate the opportunities for students' engagement and agency in academia. The university is an educational environment, which requires students to deal with a diverse range of social situations involving genres such as research articles, reading projects, oral presentations, among others, and their social roles implied. Based on the model of academic literacies by Lea and Street (1998), we analyse the prospects of actions a public University of Parana State has (or has not) provided to facilitate the development and inclusion of its students in the production and understanding of academic genres, focusing on the opportunities for engaging with texts in Portuguese (mother tongue), English, Spanish, and/or French. In order to gather data, an online questionnaire was used and a focus group run with 4th-year students of an English Language Teacher Education course. The results show considerable shortcomings and needs for improvement especially concerning academic literacy development in additional languages and the necessity for more opportunities to supply demands shown in this study from the data analysed. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Londrina, Parana, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Assis, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Assis, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 09/2018 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 310413/2018-4 | - |
| Formato: dc.format | 236-252 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Assoc Nac Pos-graduacao Pesquisa Letras & Linguistica | - |
| Relação: dc.relation | Revista Da Anpoll | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic literacies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Textual genre | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Academic writing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Additional languages | - |
| Título: dc.title | Academic Literacies in Higher Education in Parana: Opportunities and Shortcomings | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: