Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Jennifer Thalita Targino dos | - |
Autor(es): dc.creator | Assuncao-Luiz, Alan Vinicius | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Alison Luis Eburneo | - |
Autor(es): dc.creator | Luciano, Anderson Ricardo Malmonge Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho Filho, Idinei Francisco Pires de | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Milena Jorge Simoes Floria Lima | - |
Autor(es): dc.creator | Garbin, Monica Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:26:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:26:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.35382/rie8814819 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237558 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237558 | - |
Descrição: dc.description | The COVID-19 pandemic changed the schedule of activities proposed for the academic year 2020-21, in which face-to-face classes were replaced by emergency remote teaching (ERE). For higher education professors, although good teaching practices are a constant concern of universities, challenges have arisen due to the sudden transition and implementation of the ERE. For this reason, this study aimed to investigate the main difficulties encountered by higher education professors in Brazil, dealing with the ERE during the COVID-19 pandemic. Data collection took place between December 2020 and February 2021, using a electronic questionnaire consisting of 19 objective questions. 234 professors participated in the study, of which 77.4% of the participants had difficulties during the adaptation process for the ERE, and are related to the lack of training or technological resources given by the institutions; problems with the use of digital technologies (tools and software); influence of psychological difficulties; difficulties associated with administrative bureaucracy or with Data Security. It is clarified that the transition must be carried out with planning and investment in the adequate training of teachers, so that education in a virtual context achieves the same success as face-to-face meetings. | - |
Descrição: dc.description | Univ Sao Paulo, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Virtual Estado Sao Paulo UNIVESP, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UN, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 111-126 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Organizacion Estados Iberoamericanos Educacion Ciencia & Cultura-oei | - |
Relação: dc.relation | Revista Iberoamericana De Educacion | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical difficulties | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemics | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical methodologies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
Título: dc.title | Difficulties experienced by higher education teachers during the COVID-19 pandemic | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: