Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Janata, Natacha Eugenia | - |
Autor(es): dc.creator | Correa, Antony Josue | - |
Autor(es): dc.creator | Stefanes, Katila Thaiana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:10:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:10:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.20873/uft.rbec.e12969 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237556 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237556 | - |
Descrição: dc.description | In this study, we made reflections of the challenges from inserting graduates into the teaching profession of the aforementioned course at the Universidade Federal Santa Catarina. We developed bibliographic research on the teaching work and the graduation project of this degree, document analysis, data collection with field research, of an exploratory nature, and the data gathering using a questionnaire. The results, still partial, indicate as limiting aspects: the non-inclusion of the qualification of a Licentiate Degree in Educacao do Campo (Rural Education) in qualifying processes, the refusal of the graduate by the educational council and/or institutions, or being hired as non-qualified. Some situations were reversed by dialogue and appeals to public notices, an aspect considered as an enhancement. As a contradictory and emerging element to the debate, there is a restriction of the diploma and the job duties being valid only for rural schools. Advancing on the discussions about the degree and insertion in the teaching profession, we pointed out the relevance of the collective organization of the graduates through the movements that fights for Rural Education. Necessary improvements for the transformation of schools and for the future horizon. | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Santa Catarina UFSC, Dept Educ Campo, Campus Univ Trindade, Florianopolis, SC, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Santa Catarina UFSC, Florianopolis, SC, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio Mesquita Filho UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 22 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Tocantins, Campus Tocantinopolis | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira De Educacao Do Campo-brazilian Journal Of Rural Education | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching profession/work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Degree in rural education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional insertion | - |
Título: dc.title | Challenges of inserting graduates of the Licentiate Degree in Rural Education in a teaching profession | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: