Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Rio Grande do Sul | - |
Autor(es): dc.creator | Agostini, Gabriela | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Matheus Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Massi, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:43:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:43:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-05 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.20170887 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237542 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237542 | - |
Descrição: dc.description | Considering the recent expansion and democratization of access to Higher Education in Brazil, this article aims to characterize and compare the socioeconomic profiles of students who are entering the Bachelor (BAC), teacher education degree (LIC) and Chemical Engineering (ENG) at UNESP -Araraquara. A quantitative, longitudinal study was performed according to sociological interpretation of Pierre Bourdieu. The data stands for a socioeconomic questionnaire and the performance on the entrance exam of 1544 students between 2003 and 2018. A Socioeconomic Index was built through a Factorial Analysis and a Multiple Correspondence Analysis was performed to compare the profile of students of three courses. The results show that the students' profiles are different, despite becoming similar in recent years, and the demand for these courses has been decreasing since 2016. There are three factors that explain these changes: i) young people's lack of interest in scientific careers; ii) low attractiveness of the teaching career; iii) the creation of a new course modality in the institution (the ENG). Studies like this can contribute to identify, evaluate, and implement actions to democratize the access and permanence of students in Higher Education. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias, BR-17033360 Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Rio Grande do Sul, Inst Fis, BR-90040060 Porto Alegre, RS, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias & Letras, Dept Didat, BR-14800901 Araraquara, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias, BR-17033360 Bauru, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias & Letras, Dept Didat, BR-14800901 Araraquara, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 9 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Soc Brasileira Quimica | - |
Relação: dc.relation | Quimica Nova | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bourdieu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Quantitative study | - |
Título: dc.title | Socioeconomic profile of underegraduate chemistry students: the case od Unesp – Araraquara courses | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: