Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Antonio Francisco-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Letícia de Castro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:48:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:48:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-11-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237493-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237493-
Descrição: dc.descriptionEste estudo busca evidenciar as possibilidades de trabalho com as emoções da criança de 4 a 5 anos, mais especificamente, a empatia. Objetiva-se pontuar a importância da participação do adulto frente as relações rotineiras do convívio escolar, que favoreçam situações representativas para compreensão e reprodução da empatia pela criança no seu processo de socialização e emancipação. Tal processo se inicia no ambiente familiar e se complexifica por meio das propositivas dentro dos espaços de educação infantil. Dessa forma, construímos um produto didático, em formato de um livro interativo, com situações-problemas para que as crianças participantes da pesquisa se manifestem evidenciando, através de resposta simples por meio de emojis, sobre o desenvolvimento desse sentimento. Contribuindo assim, com a aprendizagem da empatia de forma lúdica, e sendo disponibilizado tanto de forma digital, como impresso, interagindo diretamente com a criança.-
Descrição: dc.descriptionThis study seeks to highlight the possibilities of working with the emotions of children aged 4 to 5 years, more specifically, empathy. The objective is to point out the importance of adult participation in the routine relationships of school life, which favor representative situations for understanding and reproduction of empathy for children in their socialization and emancipation process. This process begins in the family environment and becomes more complex through propositions within early childhood education spaces. In this way, we built a didactic product, in the form of an interactive book, with problem-situations for the children participating in the research to express themselves, evidencing, through a simple response through emojis, about the development of this feeling. Thus contributing to the learning of empathy in a playful way, and being made available both digitally and in print, interacting directly with the child.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEmpatia-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento Infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEmpathy-
Palavras-chave: dc.subjectChild development-
Palavras-chave: dc.subjectChild education-
Título: dc.titleCognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil-
Título: dc.titleCognition and emotion: empathy as an emancipatory pedagogical practice in early childhood education-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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