
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Marques, Antonio Francisco | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Corrêa, Letícia de Castro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:48:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:48:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237493 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237493 | - |
| Descrição: dc.description | Este estudo busca evidenciar as possibilidades de trabalho com as emoções da criança de 4 a 5 anos, mais especificamente, a empatia. Objetiva-se pontuar a importância da participação do adulto frente as relações rotineiras do convívio escolar, que favoreçam situações representativas para compreensão e reprodução da empatia pela criança no seu processo de socialização e emancipação. Tal processo se inicia no ambiente familiar e se complexifica por meio das propositivas dentro dos espaços de educação infantil. Dessa forma, construímos um produto didático, em formato de um livro interativo, com situações-problemas para que as crianças participantes da pesquisa se manifestem evidenciando, através de resposta simples por meio de emojis, sobre o desenvolvimento desse sentimento. Contribuindo assim, com a aprendizagem da empatia de forma lúdica, e sendo disponibilizado tanto de forma digital, como impresso, interagindo diretamente com a criança. | - |
| Descrição: dc.description | This study seeks to highlight the possibilities of working with the emotions of children aged 4 to 5 years, more specifically, empathy. The objective is to point out the importance of adult participation in the routine relationships of school life, which favor representative situations for understanding and reproduction of empathy for children in their socialization and emancipation process. This process begins in the family environment and becomes more complex through propositions within early childhood education spaces. In this way, we built a didactic product, in the form of an interactive book, with problem-situations for the children participating in the research to express themselves, evidencing, through a simple response through emojis, about the development of this feeling. Thus contributing to the learning of empathy in a playful way, and being made available both digitally and in print, interacting directly with the child. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empatia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento Infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Empathy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
| Título: dc.title | Cognição e emoção: a empatia como prática pedagógica emancipadora na educação infantil | - |
| Título: dc.title | Cognition and emotion: empathy as an emancipatory pedagogical practice in early childhood education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: