Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nishida, Silvia Mitiko | - |
Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Carlos Roberto | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Puglia, Kátia Regina Pereira Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:54:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:54:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237323 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237323 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa foi realizada no Centro de Medicina e Pesquisas de Animais Selvagens (CEMPAS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP, Campus de Botucatu, onde os animais silvestres recebidos são oriundos de apreensão do tráfico, comércio ou posse ilegal, de atropelamentos, resgates ou entregues voluntariamente. A revisão bibliográfica buscou contextualizar a biodiversidade da avifauna brasileira, o estado de conservação das aves, as problemáticas do tráfico de animais silvestres, com fundamentação teórica para uma Educação Ambiental transformadora. O capítulo I apresenta o diagnóstico do período de 2018 e 2019, sobre os animais entregues na instituição, mostrando que as aves foram o grupo taxonômico mais apreendido e entregue voluntariamente. Com base nestes dados e nas respostas, a um questionário, dadas por residentes, pós-graduandos e estagiários, que atuaram neste centro de animais silvestres, é apresentada no capítulo II, a proposta de um projeto de Educação Ambiental, participativo e dialógico, contendo atividades educativas, interativas e lúdicas, com a criação de material lúdico e biológico, tendo como principais protagonistas os animais silvestres, o cotidiano do hospital e do profissional veterinário, relacionando a problemática socioambiental, a biodiversidade, bem como a conservação das aves e o tráfico dos animais silvestres. Ainda neste capítulo, é relatada a vivência piloto da aplicação do projeto aos estudantes de uma escola municipal de ensino básico de Botucatu. Como produtos deste trabalho foram gerados um conjunto de ações articuladas: 1) roteiro de visita monitorada ao CEMPAS; 2) visita do CEMPAS na escola; 3) Storytelling (narrativas) de vítimas do comércio ilegal e atropelamento; 4) guia para desenhar aves e 5) Proposta de disciplina anual de Educação Ambiental. Os resultados e produtos gerados podem servir como estratégias de práticas educativas em educação ambiental para mitigar a problemática relacionada ao tráfico e posse ilegal, bem como contribuir numa postura cidadã para com a natureza e sua conservação. | - |
Descrição: dc.description | This research was developed at the Center for Wild Animal Medicine and Research (CEMPAS) of the School of Veterinary Medicine and Animal Science at São Paulo State University (Unesp), Botucatu, where the wild animals received come from apprehension of trafficking, trade or illegal possession, from being run over, rescues or voluntarily surrendered. The bibliographic review sought to contextualize the biodiversity of Brazilian avifauna, the state of conservation of birds, the problems of wildlife trafficking, through theoretical fundations for a transformative Environmental Education. Chapter I presents the diagnoses of the period 2018 and 2019, on the animals delivered to the institution, showing that birds were the most apprehended taxonomic group and voluntarily delivered. Chapter II presents a proposal for a participatory and dialogic Environmental Education project based on these data and the result of a questionnaire answered by residents, graduate students, and interns who worked at this Wild Animal Center, which proposal contains educational, interactive, and playful activities, with the creation of ludic and biological material, whose main protagonists are wild animals, the daily life of the hospital and the local veterinary professional, relating the socioenvironmental problem, biodiversity, as well as the conservation of birds and wildlife trafficking. Also in this chapter, the experience of a pilot study carried out with students from a municipal school in Botucatu is reported. As a product of this work, a set of articulated actions were generated: 1) Monitored visti to CEMPAS; 2) CEMPAS visit to the school; 3) Storytelling (narratives) of victims of illegal trade and run overs; 4) Guide to designing birdsand; 5) Proposal for na annual discipline on Environmnental Education. The results and products generated can serve as strategies for educational practices in environmental education to mitigate the problems related to trafficking and illegal possession, as well as contribute to a citizen stance towards nature and its conservation. in this research can serve as strategies for educational practices in environmental education to mitigate the problems related to trafficking and illegal possession and contribute to a citizen’s posture about nature and its conservation. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Animais silvestres-tráfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversidade-conservação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wild animals-trafficking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biodiversity-conservation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching practice | - |
Título: dc.title | Educação ambiental transformadora para a conservação da avifauna recebida pelo Centro de Pesquisa e Medicina Veterinária em Animais Selvagens (CEMPAS) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP | - |
Título: dc.title | Transforming environmental education for the conservation of avifauna received by the Center for Wild Animal Medicine and Research (CEMPAS) of the School of Veterinary Medicine and Animal Science at São Paulo State University | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: