
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Teixeira, Paulo Eduardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Luiz Henrique Campos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:40:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:40:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237311 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237311 | - |
| Descrição: dc.description | Ao longo de uma viagem de lazer parte da atividade turística e parte da atividade fotográfica se vinculam de maneira contínua e dialética. Dessa forma, a maneira como determinados atores têm mobilizado essas duas atividades na esfera do lazer pode se apresentar enquanto latente movimento para se pensar como esse fenômeno tem sido experimentado e narrado. Como afirma Susan Sontag (2004), mesmo em um contexto de onipresença de imagens, viajar sem uma câmera, para captar os momentos da viagem, pode não parecer um ato razoável. E é assim, que a agência dos atores humanos e não-humanos – como é o caso de imagens fotográficas – são relacionadas em um aspecto dialético entre coerções estruturais e a ação social dos atores, Ortner (2006). Isto é, um movimento constante de agências que avaliam a condição especifica do turista paulista que visita e fotografa Arraial d’Ajuda, distrito de Porto Seguro/BA. Para isso, articulo uma etnografia que utiliza o que Rocha e Eckert (2015) consideram enquanto possibilidades de trabalho com e por imagens. Levando em conta o deslocamento do turista paulista, apresento um pensamento ficcional em associação com pranchas temáticas – inspiradas em Bateson e Mead (1942) – para avaliar a condição desse agente em Arraial d’Ajuda. Um esforço que, como afirma Schwarcz (2014), reconhece a importância das imagens para compreensão do contexto e, ao mesmo tempo, estimula a reflexão sobre a condição da alteridade. | - |
| Descrição: dc.description | During a leisure trip, part of the tourist activity and part of the photographic activity are linked in a continuous and dialectical way. So, the way in which certain actors have mobilized these two activities in the leisure sphere can present itself as a latent movement to think about how this phenomenon has been experienced and narrated. As Susan Sontag (2004) claims, even in a context of omnipresence of images, traveling without a camera, to take the moments of the journey, may not seem like a reasonable act. And this is how the agency of human and non-human actors – as is the case with photographic images – are related in a dialectical aspect between coercive structures and the social action of actors, Ortner (2006). That is, a constant movement of agencies that assess the specific condition of paulistas tourists who visit and photograph Arraial d’Ajuda, Porto Seguro/BA. For this, I articulate an ethnography that uses what Rocha and Eckert (2015) consider as possibilities for working with and through images. Considering the displacement of paulistas tourists, I present a fictional thought in association with thematical boards – inspired by Bateson and Mead (1942) – to assess the condition of this agent in Arraial d’Ajuda. An effort that, as stated by Schwarcz (2014), recognizes the importance of images for understanding the context and, at the same time, stimulates reflection on the condition of otherness. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antropologia visual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fotografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lazer | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnoficção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Photography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Turism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual anthropology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnofiction | - |
| Título: dc.title | Sorria, você está na Bahia: estudo das experiências e narrativas construídas a partir das imagens produzidas pelos turistas paulistas que visitaram o Arraial d’Ajuda | - |
| Título: dc.title | Smile, you are in Bahia: experiences and narratives produced by tourists from São Paulo who visited Arraial d’Ajuda | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: