
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rossi, Célia Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Araujo, Marilia Frassetto de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Spicka, Taina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:31:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:31:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237307 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237307 | - |
| Descrição: dc.description | Visto que nas três últimas décadas, o conceito de gênero tem ganhado visibilidade nos movimentos sociais e espaço nas políticas públicas, pensar e problematizar os estereótipos de gênero no contexto escolar tornou-se pertinente. Os objetivos desse trabalho consistiram em, através da revisão bibliográfica, identificar e problematizar os estereótipos de gênero na escola e como se constituíram. Muitas iniciativas têm sido tomadas com o intuito de promover a igualdade de gênero e os direitos sexuais de todos/as. Porém, os resultados apontam que ainda são reforçados, por homens e mulheres adultas, comportamentos esperados para meninas e meninos. Destacou se ainda que crianças desenvolvem suas potencialidades e comportamentos a partir de expectativas criadas pela nossa sociedade. Os corpos de meninas e meninos passam, desde muito cedo, por um processo de feminilização e masculinização, responsável por torná-los "mocinhas" ou "moleques", a pesquisa revelou ainda que meninos e meninas recebem educação diferente, ainda que sentados na mesma sala e ouvindo o (a) mesmo (a) professor (a). Este trabalho de cunho qualitativo,verificou as produções dos últimos dez anos quanto aos estereótipos de gênero no contexto escolar. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações de gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | A construção dos estereótipos de gênero na Educação Infantil e Ensino Fundamental I | - |
| Título: dc.title | The construction of gender stereotypes in Early Childhood Education and Elementary School I | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: