Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Osti, Andreia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Covre, Suzani Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:31:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:31:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237306 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237306 | - |
Descrição: dc.description | Na atualidade uma das grandes discussões é a questão da leitura, sendo cada vez mais necessária para a vivência social. Neste contexto, a presente pesquisa objetivou sistematizar e analisar a produção cientifica sobre a importância do tema leitura para a formação de alunos leitores em sala de aula. Especificamente, trata da influência que a prática pedagógica do (a) professor (a), no trabalho com a leitura, exerce sobre a formação do gosto e o hábito de leitura dos alunos das series iniciais do Ensino Fundamental. Para isso foi realizado um levantamento de trabalhos completos no período de 2007-2016, localizados nos portais: a) anais EDUCERE(Congresso Nacional de Educação); b) Portal de periódicos UNIFAN (Universidade Alfredo Nasser), UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UNC(Universidade do Contestado), e UNIFRA (Universidade Franciscana); Assim, o trabalho se constitui como revisão bibliográfica de natureza qualitativa, para, a partir desta, ampliar a compreensão das perspectivas teóricas que abordam essa temática e identificar as concepções de leitura que constam nos artigos e teses ou dissertações publicadas. Busca-se compreender como a prática pedagógica do professor, segundo a literatura, pode ser importante no processo de desenvolvimento e formação na habilidade de leitura dos educandos, além de contribuir no processo de inserção social do individuo. | - |
Descrição: dc.description | Currently one of the major discussions is the issue of reading, being increasingly necessary for the social experience. In this context, the present research aimed to systematize and analyze the scientific production about the importance of the reading theme for the development of reading students in the classroom. Specifically, it deals with the influence that the teacher's pedagogical practice, working with reading, exerts on the development of the taste and the reading habit of the students in the initial grades of the Elementary School. For this, a survey of complete works was carried out in the period 2007-2016: a) Annals EDUCERE (National Congresso f Education); b) Portal of journals UNIFAN (Alfredo Nasser University), UEFS (Feira de Santana State University), UNC (Contestado University), and UNIFRA (Franciscan University). Thus, the work constitutes as a bibliographic review of qualitative nature, so, from this, to broaden the understanding of the theoretical perspectives that address this theme and to identify the reading conceptions contained in published articles, theses or dissertations. It is intended to understand how the pedagogical practice of the teacher, according to the literature, can be important in the process of development and training of the students reading skills, in addition to contributing in the process of social insertion of the individual. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Incentivo à leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interesses na leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor incentivador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Título: dc.title | Leitura em sala de aula: uma revisão de literatura | - |
Título: dc.title | Classroom reading: a literature review | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: