Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Debora Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Augusto, Rafaela Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:31:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:31:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237304 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237304 | - |
Descrição: dc.description | A brincadeira é uma ação muito presente para alunos que se encontram na educação infantil, sendo em casa ou na escola. Atualmente a linha pedagógica Freinetiana compreende a brincadeira como um auxiliador no desenvolvimento da criança, através do tateamento e das descobertas a criança se desenvolve cognitivamente. Sabemos que a educação infantil passou por um longo processo histórico para obter a finalidade atual que é ,segundo o Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96, de desenvolvimento integral da criança; através desta busca pelo desenvolvimento integral, mental, físico e cognitivo que os jogos aparecem como meio de socialização, sendo recurso utilizado até mesmo em outras áreas, portanto o presente trabalho tem por objetivo apontar de que maneira os jogos e as brincadeiras, que estão inseridas nessa modalidade educacional, auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança, segundo a perspectiva Freinetiana. Essa é uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, realizada na plataforma da Scielo com as seguintes palavras chave brincadeiras e jogos, no período de 10 anos; foram utilizado livros, decretos e leis a fim compreender de que maneira os jogos e as brincadeira auxiliam no desenvolvimento cognitivo. Após a análise dos resultados, é possível afirmar que os jogos estão muito presente na educação infantil e que além de ser garantido por lei, auxilia no desenvolvimento cognitivo, através do trabalho jogo. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação pré-escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Título: dc.title | Os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil e o desenvolvimento lógico matemático segundo a linha pedagógica de Freinet | - |
Título: dc.title | Games and games in Early Childhood Education and logical mathematical development according to Freinet's pedagogical line | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: