Os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil e o desenvolvimento lógico matemático segundo a linha pedagógica de Freinet

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFonseca, Debora Cristina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorAugusto, Rafaela Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:31:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:31:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237304-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237304-
Descrição: dc.descriptionA brincadeira é uma ação muito presente para alunos que se encontram na educação infantil, sendo em casa ou na escola. Atualmente a linha pedagógica Freinetiana compreende a brincadeira como um auxiliador no desenvolvimento da criança, através do tateamento e das descobertas a criança se desenvolve cognitivamente. Sabemos que a educação infantil passou por um longo processo histórico para obter a finalidade atual que é ,segundo o Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96, de desenvolvimento integral da criança; através desta busca pelo desenvolvimento integral, mental, físico e cognitivo que os jogos aparecem como meio de socialização, sendo recurso utilizado até mesmo em outras áreas, portanto o presente trabalho tem por objetivo apontar de que maneira os jogos e as brincadeiras, que estão inseridas nessa modalidade educacional, auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança, segundo a perspectiva Freinetiana. Essa é uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, realizada na plataforma da Scielo com as seguintes palavras chave brincadeiras e jogos, no período de 10 anos; foram utilizado livros, decretos e leis a fim compreender de que maneira os jogos e as brincadeira auxiliam no desenvolvimento cognitivo. Após a análise dos resultados, é possível afirmar que os jogos estão muito presente na educação infantil e que além de ser garantido por lei, auxilia no desenvolvimento cognitivo, através do trabalho jogo.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pré-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleOs jogos e as brincadeiras na Educação Infantil e o desenvolvimento lógico matemático segundo a linha pedagógica de Freinet-
Título: dc.titleGames and games in Early Childhood Education and logical mathematical development according to Freinet's pedagogical line-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.