O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLegendre, Alexandre de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorBomfim, Anselmo Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:01:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:01:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237289-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237289-
Descrição: dc.descriptionNa educação faz-se necessário buscar diferentes tipos de aprendizagem, que podem ser somente teóricas, somente empíricas, a soma dos dois ou outras formas de desenvolvimento dos conteúdos de ciências naturais. Na sala de aula se percebe uma carência de compreensão e significado por parte dos alunos. O objetivo deste trabalho é a elaboração e a aplicação de uma Unidade Didática, sendo o objeto a construção levada a cabo pelos alunos de alguns instrumentos de meteorologia, com materiais simples, para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de maneira que compreendam os fenômenos meteorológicos e sua relação direta e indireta com o meio ambiente. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, usando como referência a aprendizagem significativa e foco nas práticas empíricas. Ao concluir o trabalho de pesquisa, pelas comparações por dois questionários (sondagem inicial e avaliação), observou-se um resultado positivo na aprendizagem deste conteúdo de ciências.-
Descrição: dc.descriptionIn education, it is necessary to seek different types of learning, which can be only theoretical, only empirical, the sum of the two, or other ways of developing natural science content. In the classroom, there is a perceived lack of understanding and meaning on the part of the students. The objective of this work is the elaboration and application of a Didactic Unit, the object of which is the construction carried out by the students of some meteorological instruments, with simple materials, for students in the eighth grade of elementary school, so that they understand the meteorological phenomena and their direct and indirect relationship with the environment. The methodology used is action research, using meaningful learning and a focus on empirical practices as a reference. At the conclusion of the research work, by comparisons between two questionnaires (initial survey and evaluation), a positive result in the learning of this science content was observed.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade didática-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic unit-
Palavras-chave: dc.subjectMeaningful learning-
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinarity-
Título: dc.titleO ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II-
Título: dc.titleTeaching meteorology as a tool for environmental education for elementary school students-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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