Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Legendre, Alexandre de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bomfim, Anselmo Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:01:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:01:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237289 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237289 | - |
Descrição: dc.description | Na educação faz-se necessário buscar diferentes tipos de aprendizagem, que podem ser somente teóricas, somente empíricas, a soma dos dois ou outras formas de desenvolvimento dos conteúdos de ciências naturais. Na sala de aula se percebe uma carência de compreensão e significado por parte dos alunos. O objetivo deste trabalho é a elaboração e a aplicação de uma Unidade Didática, sendo o objeto a construção levada a cabo pelos alunos de alguns instrumentos de meteorologia, com materiais simples, para estudantes do oitavo ano do Ensino Fundamental, de maneira que compreendam os fenômenos meteorológicos e sua relação direta e indireta com o meio ambiente. A metodologia utilizada é a pesquisa-ação, usando como referência a aprendizagem significativa e foco nas práticas empíricas. Ao concluir o trabalho de pesquisa, pelas comparações por dois questionários (sondagem inicial e avaliação), observou-se um resultado positivo na aprendizagem deste conteúdo de ciências. | - |
Descrição: dc.description | In education, it is necessary to seek different types of learning, which can be only theoretical, only empirical, the sum of the two, or other ways of developing natural science content. In the classroom, there is a perceived lack of understanding and meaning on the part of the students. The objective of this work is the elaboration and application of a Didactic Unit, the object of which is the construction carried out by the students of some meteorological instruments, with simple materials, for students in the eighth grade of elementary school, so that they understand the meteorological phenomena and their direct and indirect relationship with the environment. The methodology used is action research, using meaningful learning and a focus on empirical practices as a reference. At the conclusion of the research work, by comparisons between two questionnaires (initial survey and evaluation), a positive result in the learning of this science content was observed. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinarity | - |
Título: dc.title | O ensino de meteorologia como ferramenta para educação ambiental para estudantes do ensino fundamental II | - |
Título: dc.title | Teaching meteorology as a tool for environmental education for elementary school students | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: