
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Machado, Vitor | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Letter, Cristiane Monteiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:31:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:31:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237286 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237286 | - |
| Descrição: dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo investigar como a Sociologia na educação básica aborda o tema violência doméstica. O trabalho assumiu um caráter documental de pesquisa e investigação. A pesquisa buscou analisar a persistência cultural da violência contra a mulher pautada nos altos índices de ocorrências registrados no país. O recurso utilizado pela pesquisa foi examinar a trajetória de luta do Movimento Feminista no Brasil e seus desdobramentos no ordenamento jurídico brasileiro. Dentro desta perspectiva jurídica, em que se consagra uma legislação específica de proteção à mulher, observa-se que esta não consegue reprimir a violência dirigida a sua condição de gênero. Com o propósito de contribuir com o ensino de Sociologia, foi elaborado um objeto de aprendizagem à luz da Pedagogia Histórico Crítica, “Jogo Didático de Sociologia: pensando com meus botões sociológicos”. A finalidade é proporcionar uma problematização sobre a violência doméstica utilizando o jogo como uma ferramenta didática na abordagem do tema, sendo uma das etapas da sequência didática dedicada a tratar a violência contra a mulher, para ser disponibilizada como uma estratégia de aprendizagem que pode ser aplicada no segundo bimestre da terceira série do ensino médio. | - |
| Descrição: dc.description | This research sought to analyze the cultural persistence of violence against women based on the high rates of occurrence registered in the country. The work assumed a documentary character of research and investigation. The resource used in the research was to examine the trajectory of struggle of the Feminist Movement in Brazil and its consequences in the Brazilian legal system. Within this legal perspective, in which specific legislation for the protection of women is enshrined, it is observed that they are unable to repress violence directed at women. In this sense, the objective of the research was to investigate how sociology in basic education approaches the theme of domestic violence. With the purpose of contributing to the teaching of Sociology, a learning object was elaborated in the light of the Critical Historical Pedagogy, “Didactic Game of Sociology: thinking with my sociological buttons”. The purpose is to provide a problematization of domestic violence using the game as a didactic tool in approaching the theme, being one of the stages of the didactic sequence dedicated to treating violence against women, to be adopted and applied in the second bimester of the third series of high school. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violência contra a mulher | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching of sociology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Domestic violence | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Patriarchy | - |
| Título: dc.title | Currículo de Sociologia: um estudo sobre a violência contra a mulher | - |
| Título: dc.title | Sociology curriculum: a study on violence against women | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: