
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Osti, Andreia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Fuzatto, Michele | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:28Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:28Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237274 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237274 | - |
| Descrição: dc.description | A leitura e a escrita na educação infantil é um tema amplamente discutido no campo educacional, o qual contempla diferentes perspectivas dos profissionais, contudo, ainda hoje existe um conflito em conseguir contemplar essa temática através da ludicidade sem provocar a antecipação da alfabetização. Dessa forma, a presente pesquisa busca abordar a inserção da cultura escrita na educação infantil, com a finalidade de contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade. O objetivo geral é analisar a importância das práticas de leitura e escrita na Educação Infantil de forma lúdica sem a intenção da antecipação da alfabetização. Os objetivos específicos consistem em relatar práticas de leitura e escrita na Educação Infantil; expor a importância do ler para uma criança e dela própria ter o contato e a tentativa de leitura; diferenciar as práticas de ler e de contar uma história para uma criança; e apresentar atividades de leitura e escrita que possibilitem relaciona-las com as vivências do cotidiano da criança para assim analisar a importância que causará em seu desenvolvimento e aprendizagem com ligação a cultura escrita. Os resultados indicam a leitura e a escrita como eixos fundamentais para o desenvolvimento de uma criança na Educação Infantil de forma que a mesma atribua significados para suas ações, relacionando o aprendizado com as vivências cotidianas. A abordagem utilizada no trabalho é qualitativa e será feito por meio de levantamento bibliográfico realizado compreendendo a publicação de livros entre 1996 a 2018, nos acervos das instituições Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, campus Rio Claro; e Escola Municipal Miecio Cavalheiro Bonilha- Piracicaba/SP, os quais tratam sobre a importância da realização de atividades lúdicas de leitura e de escrita no desenvolvimento da criança para o mundo letrado. | - |
| Descrição: dc.description | Reading and writing in early childhood education is a topic widely discussed in the educational field, which contemplates different perspectives of professionals, however, even today there is a conflict in being able to contemplate this theme through playfulness without causing the anticipation of literacy. Thus, this research seeks to address the insertion of written culture in early childhood education, in order to contribute to the learning and development of children from 0 to 5 years of age. The general objective is to analyze the importance of reading and writing practices in Early Childhood Education in a playful way without the intention of anticipating literacy. The specific objectives are to report reading and writing practices in Early Childhood Education; expose the importance of reading for a child and himself have contact and attempt to read; differentiate the practices of reading and telling a story to a child; and present reading and writing activities that enable relate them with the experiences of daily life of the child to thus analyze the importance that will cause in its development and learning with connection to written culture. The results indicate reading and writing as fundamental axes for the development of a child in Early Childhood Education so that it attributes meanings to their actions, relating learning to daily experiences. The approach used in the work is qualitative and will be done through a bibliographic survey conducted comprising the publication of books between 1996 and 2018, in the collections of the institutions Paulista State University - Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro campus; and Municipal School Miecio Cavalheiro Bonilha - Piracicaba / SP, which deal with the importance of performing playful activities of reading and writing in the development of the child for the literate world. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura e escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ludicidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Playfulness | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Child education | - |
| Título: dc.title | Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil | - |
| Título: dc.title | Reading and writing practices in early Childhood Education | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: