
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Borghi, Raquel Fontes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ferreira, Gabriella Julia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:03:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:03:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237191 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237191 | - |
| Descrição: dc.description | O presente projeto de pesquisa verifica a existência de propostas de inclusão de alunos especiais no PPP - Projeto Político Pedagógico de escolas da rede municipal de Rio Claro. Para a realização da pesquisa foi realizado um breve levantamento bibliográfico da importância do projeto político pedagógico nas escolas e identificado o que a LDB – Lei de Diretrizes e Bases, e o ECA - Instituto da Criança e do Adolescente e a CF/88 - Constituição Federal de 1988, trazem especificamente quanto as propostas de inclusão na educação infantil, juntamente foi analisado o PPP de duas creches municipais da rede de ensino de Rio Claro, buscando compreender o olhar da escola no processo de inclusão na construção do documento. Os resultados indicam falta de desenvolvimento do trabalho realizado na área de inclusão das escolas nos documentos analisados. | - |
| Descrição: dc.description | The present project of research verifies the existence of proposals for the inclusion of special students in the PPP - Pedagogical Political Project of schools from Rio Claro municipal network. In order to carry out the research, a brief bibliographic survey was made to of the importance of the Pedagogical Political Project in schools was carried out, identifying what the LDB - Law of Directives and Bases, and the ECA - Child and Adolescent Institute and CF / 88 - Constitution Federal of 1988, specifically bring about the proposals for inclusion in early childhood education, together was analyzed the PPP of two municipal daycare centers of Rio Claro school system, seeking to understand the look of the school in the process of inclusion in the construction of the document. The results indicate lack of development of the work done in the area of inclusion of schools in the analyzed documents. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto Político Pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Political Project | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School inclusion | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School management | - |
| Título: dc.title | Projeto Político Pedagógico: uma proposta de inclusão | - |
| Título: dc.title | Pedagogical Political Project: a proposal for inclusion | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: