Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Diego Corrêa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRomão, Emanuele Aparecida Tais Bacciotti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:45:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:45:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237186-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como finalidade identificar como a alfabetização e o letramento em geografia, com enfoque no estudo do espaço nos anos iniciais, vem sido discutido no cenário brasileiro e quais suas contribuições para o âmbito escolar. Buscando a compreensão do que é o espaço geográfico e sua importância de estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as contribuições de Piaget no que diz respeito a construção do espaço geográfico. Para a obtenção desses resultados de pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos de teses e artigos nas bases de dados Pathernon, Capes e Scielo, que continham as palavras chave: “alfabetização geográfica”, “letramento geográfico” e “espaço geográfico”. A partir do entendimento do “estado da arte”, a pretensão desta pesquisa foi o de compreender o significado de letramento e alfabetização, termos conceituais revelados e estudados por vários pesquisadores brasileiros. A Alfabetização Cartográfica se faz essencial para que o aluno se torne leitor de mapas e o Letramento Cartográfico como sendo um termo amplo, que não somente admita que o aluno seja um leitor do mapa, todavia, elenca a leitura do mapa, com a leitura do espaço em que vive no dia a dia, apropriando-se da leitura de mundo como um cidadão social, crítico e político. É primordial que se estude a questão do espaço geográfico para a criança, primeiramente trabalhando a questão do espaço vivido e com entendimento que todos os indivíduos passam pelo desenvolvimento cognitivo de acordo com sua faixa etária, levando em consideração a relevância das relações que obtemos ao longo de nosso desenvolvimento, relações: topológicas elementares, projetivas e euclidianas. A pesquisa bibliográfica possui o intuito de busca pela compreensão do assunto e como o mesmo vem sendo tratado e compreendido por pesquisadores no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização e letramento-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização cartográfica-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento cartográfico-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo do espaço nos anos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço geográfico-
Palavras-chave: dc.subjectAnos iniciais-
Título: dc.titleAlfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais-
Título: dc.titleLiteracy and literacy in Geography: the study of space in the early years-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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