Síndrome de Down e aprendizagem: percursos de uma professora em formação: o estado da arte como contribuição

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamargo, Maria Rosa Rodrigues Martins de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSalvarani, Carolina Ferian-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:08:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:08:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237179-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237179-
Descrição: dc.descriptionEste estudo originou-se na atuação da pesquisadora, professora em formação, ao deparar-se com o desafio de acompanhar, em sala de aula regular, um jovem adolescente portador de Síndrome de Down. O desafio fomentou questionamentospara a professora em formação, transformando-o em objeto de estudo, buscando,num primeiro momento, entender o que é a Síndrome de Down. Como objetivos,delineia-se: a) atentar para o percurso de formação inicial, ancorado em reflexões fundamentadas na pesquisa autobiográfica, pelo exercício concomitante da atuação,das descobertas e do aprofundamento de estudos; b) aprofundar a compreensão da relação aprendizagem e Síndrome de Down por meio do levantamento e análise de publicações sobre a aprendizagem entre portadores da Síndrome de Down, na base de teses e dissertações da CAPES. O estudo desenvolveu-se pautado em metodologia qualitativa, abarcando contribuições da pesquisa autobiográfica como processo de refletir, na escrita, a própria formação, e contribuições oriundas do Estado da Arte, como forma de compor o aprofundamento de estudos concernentes a um tema, o que permitiu, não apenas verificar, mas também realizar um balanço de lacunas temáticas nas teses e dissertações, já tornadas públicas. Considera-se que o estudo realizado pode contribuir na formação inicial de professores, pelo levantamento e apresentação dos subtemas mais focalizados e abordados na área da educação, e pela exposição de um percurso de formação da professora pesquisadora, autora.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectSíndrome de Down-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEstado da arte-
Título: dc.titleSíndrome de Down e aprendizagem: percursos de uma professora em formação: o estado da arte como contribuição-
Título: dc.titleDown Syndrome and learning: paths of a teacher in training: the state of the art as a contribution-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.