Alfabetização e letramento cartográfico nos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMaia, Diego Corrêa-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Eduardo José Araujo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:35:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:35:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237177-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237177-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho teve como objetivo identificar como a alfabetização e letramento cartográfico nos anos iniciais estão sendo discutidos por pesquisadores brasileiros.Pois em uma sociedade que cada vez mais se apresenta efêmera em sua constituição, aliada a um mundo tecnológico que força restruturações e transformações constantes em sua constituição, neste cenário as ciências cartográficas dentro do ensino de geografia se apresenta como o melhor caminho para o início da caminhada para compreensão das relações da sociedade , do meio e do espaço vivido. Para alcançar os resultados desejado foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações nas bases de dadosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO) e portal Athenas da UNESP. Os trabalhos pesquisados apresentavam as seguintes palavras em seus títulos ou palavras-chave, “alfabetização cartográfica” e “letramento cartográfico”, buscando analisar como a forma em que a cartografia pode ser apresentada nos anos iniciais.-
Descrição: dc.descriptionThis article aimed to identify how literacy and cartographic learning in the early years are being discussed by Brazilian researchers. For in a society increasingly ephemeral in its constitution, allied to a technological world that imposes constant restructuring and transformations in its constitution, in this scenario the cartographic sciences in the teaching of geography are presented as the best way to start the journey towards understand the relations of society, the environment and the lived space. To achieve the desired results, a bibliographic survey of articles, theses and dissertations was conducted in the databases Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES), Electronic Scientific Online Library (SCIELO) and Athenas portal of UNESP. The researched works had the following words in their titles or keywords, “cartographic literacy” and “cartographic learning”, seeking to analyze how cartography can be presented in the early years.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização e letramento-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização cartográfica-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento cartográfico-
Palavras-chave: dc.subjectCartografia escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Anos iniciais-
Palavras-chave: dc.subjectCartographic literacy-
Palavras-chave: dc.subjectCartographic learning-
Palavras-chave: dc.subjectElementary school - Early years-
Título: dc.titleAlfabetização e letramento cartográfico nos anos iniciais-
Título: dc.titleLiteracy and cartographic literacy in the early years-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.