Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Maia, Diego Corrêa | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Eduardo José Araujo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:35:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:35:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237177 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237177 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho teve como objetivo identificar como a alfabetização e letramento cartográfico nos anos iniciais estão sendo discutidos por pesquisadores brasileiros.Pois em uma sociedade que cada vez mais se apresenta efêmera em sua constituição, aliada a um mundo tecnológico que força restruturações e transformações constantes em sua constituição, neste cenário as ciências cartográficas dentro do ensino de geografia se apresenta como o melhor caminho para o início da caminhada para compreensão das relações da sociedade , do meio e do espaço vivido. Para alcançar os resultados desejado foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações nas bases de dadosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Eletrônica Científica Online (SCIELO) e portal Athenas da UNESP. Os trabalhos pesquisados apresentavam as seguintes palavras em seus títulos ou palavras-chave, “alfabetização cartográfica” e “letramento cartográfico”, buscando analisar como a forma em que a cartografia pode ser apresentada nos anos iniciais. | - |
Descrição: dc.description | This article aimed to identify how literacy and cartographic learning in the early years are being discussed by Brazilian researchers. For in a society increasingly ephemeral in its constitution, allied to a technological world that imposes constant restructuring and transformations in its constitution, in this scenario the cartographic sciences in the teaching of geography are presented as the best way to start the journey towards understand the relations of society, the environment and the lived space. To achieve the desired results, a bibliographic survey of articles, theses and dissertations was conducted in the databases Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES), Electronic Scientific Online Library (SCIELO) and Athenas portal of UNESP. The researched works had the following words in their titles or keywords, “cartographic literacy” and “cartographic learning”, seeking to analyze how cartography can be presented in the early years. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização e letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização cartográfica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento cartográfico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartografia escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Anos iniciais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartographic literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cartographic learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school - Early years | - |
Título: dc.title | Alfabetização e letramento cartográfico nos anos iniciais | - |
Título: dc.title | Literacy and cartographic literacy in the early years | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: