Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borba, Marcelo de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Liliane Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Naitzki, Beatriz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:06:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:06:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237110 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237110 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo analisa o processo de produção de vídeos elaborados para fins avaliativos no contexto da disciplina Conteúdo, Metodologia do Ensino de Matemática de acordo com os modos que os caracterizam. Essa análise tem como objetivo identificar a potencialidade do uso da multimodalidade por meio da produção de vídeos digitais em educação matemática na formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter documental que embasa a análise e classificação dos vídeos através de referenciais sobre Multimodalidade e uso de vídeos na Educação Matemática, envolvendo, para além da compreensão de conceitos matemáticos, os significados sociais e culturais da produção de conhecimentos por meio da abordagem da Semiótica Social. Os vídeos serão classificados a partir de características comuns que dizem respeito à forma como os conteúdos foram comunicados e aos recursos utilizados na sua produção. Além disso, a fim de considerar todo o processo de produção serão analisados os diários de bordo comentados pelo professor ao longo da disciplina para verificar os diferentes significados dados à atividade no decorrer da proposta avaliativa. A produção de vídeos no contexto da formação inicial de professores deve ser encarada como uma possibilidade de (re)pensar o currículo do futuro professor de maneira multimodal ao articular diferentes linguagens a fim de compor um novo olhar para os conteúdos matemáticos, proporcionando novos espaços e tempos de criação e socialização de conhecimentos. A análise dos dados se dará em uma perspectiva descritiva na busca de eventos críticos, permitindo a ressignificação do olhar do pesquisador, que ao refletir sobre o trabalho desenvolvido por si mesmo em outro momento da formação, pode dar novos sentidos ao mesmo material. Nesse sentido, a produção de vídeos como elemento constituinte do processo avaliativo na formação inicial docente representa uma potência no que se refere à constituição de professores autores e pesquisadores. | - |
Descrição: dc.description | The current study intends to analyze the production process of videos developed under evaluative purposes in the context of the subject Content, Methodology of Mathematics Teaching according to the ways that characterize them. This analysis aims to identify the potential use of multimodality through the production of digital videos in mathematics education in initial teacher education. This is a qualitative documentary research that supports the analysis and classification of videos through references on Multimodality and the use of videos in Mathematical Education, involving, apart from understanding of mathematical concepts, the social and cultural meanings of knowledge production through the Social Semiotics approach. Videos will be classified based on common characteristics that relate to the way the content was communicated and the resources used in its production. In addition, in order to consider the entire production process will be analyzed the logbooks commented by the teacher throughout the course to verify the different meanings given to the activity during the evaluation proposal. Video production in the context of initial teacher education should be seen as a possibility to (re)think the future teacher's curriculum in a multimodal way by articulating different languages in order to compose a new look at mathematical content, providing new spaces and times of creation and socialization of knowledge. Data analysis will take place in a descriptive perspective in the search for critical events, allowing the resignification of the researcher's gaze, which when reflecting on the work developed by himself at another time of formation, can give new meanings to the same material. In this sense, the production of videos as a constituent element of the evaluation process in initial teacher education represents a power regarding the constitution of teachers authors and researchers. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vídeos digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conteúdos matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor pesquisador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital videos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multimodality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical contents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research professor | - |
Título: dc.title | A potencialidade da produção de vídeos em Educação Matemática na formação inicial de professores | - |
Título: dc.title | The potential of video production in Mathematics Education in initial teacher education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: