A educação em sexualidade no Brasil e na Finlândia, um estudo comparativo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRossi, Célia Regina-
Autor(es): dc.contributorAraujo, Marilia Frassetto de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Luiza Cerri da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:00:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:00:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237107-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237107-
Descrição: dc.descriptionA educação em sexualidade e gênero tem um papel importante na educação e formação dos/as estudantes, mas enfrentam uma grande força contraria, tanto em questões curriculares quanto nas questões de políticas educacionais no Brasil, devido a tabu, distorções, equívocos, fundamentalismo religioso. A pesquisa teve como objetivo se debruçar sobre a educação finlandesa e a educação brasileira quanto às temáticas da sexualidade, de gênero e das diversidades nas salas de aula do ensino regular, considerando as legislações e documentos que subsidiam os trabalhos. Contextualizando a realidade da Finlândia, país localizado no norte do continente europeu, o qual possui grande investimento em educação e em formação continuada, que fazem a Finlândia ser um país com alto desenvolvimento humano e também educacional, estando entre os vinte primeiros colocados (de acordo com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas), ao contrário do Brasil, que está entre os piores em desenvolvimento educacional e humano. Esta pesquisa trouxe os apontamentos e comparações via pesquisa de revisão bibliográfica de documentos oficiais, de como a Finlândia se destacou e como pode o Brasil, reverter sua educação de má qualidade, para construir um país igualitário, equitativo e respeitoso.-
Descrição: dc.descriptionSexuality and gender education play an important role in the education and training of students, but they face a major counterforce in both curricular and educational policy issues in Brazil, due to taboo, distortion, misconception, religious fundamentalism. The research aimed to focus on Finnish and Brazilian education on the themes of sexuality, gender and diversity in the regular classroom, considering the laws and documents that support the work. Contextualizing the reality of Finland, a country located in the north of the European continent, which has a large investment in education and continuing education, which make Finland a country with high human development as well as education, being among the top twenty (according to with the United Nations Development Program), unlike Brazil, which is among the worst in educational and human development. This research brought the notes and comparisons through the bibliographic review of official documents, how Finland stood out and how Brazil can reverse its poor quality education, to build an egalitarian, equitable and respectful country.-
Descrição: dc.descriptionSeksuaalisuudella ja sukupuolen koulutuksella on tärkeä rooli opiskelijoiden koulutuksessa, mutta heillä on suuri vastavoima sekä opetussuunnitelmien että koulutuspoliittisten kysymysten suhteen Brasiliassa tabujen, vääristymien, väärinkäsityksen ja uskonnollisen fundamentalismin vuoksi. Tutkimuksen tavoitteena oli keskittyä suomalaiseen ja brasilialaiseen koulutukseen seksuaalisuuden, sukupuolen ja monimuotoisuuden teemoista yleisissä luokkahuoneissa ottaen huomioon työtä tukevat lait ja asiakirjat. Kontekstualisoidaan Suomen, Euroopan mantereen pohjoisosassa sijaitsevan maan, jolla on suuri investointi koulutukseen ja jatkokoulutukseen, tekeminen Suomesta korkean inhimillisen kehityksen ja koulutuksen omaavaa maata kymmenen parhaan joukkoon (mukaan Yhdistyneiden Kansakuntien kehitysohjelman kanssa), toisin kuin Brasilia, joka on koulutuksen ja inhimillisen kehityksen huonoimpia. Tämä tutkimus toi muistiinpanoja ja vertailuja virallisten asiakirjojen kirjallisuuskatsauksen avulla, kuinka Suomi erottui ja kuinka Brasilia voi kääntää huonolaatuisen koulutuksensa rakentamaan tasa-arvoisen, oikeudenmukaisen ja kunnioittavan maan.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas públicas educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectRelações de gênero-
Palavras-chave: dc.subjectSexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectFinlândia-
Palavras-chave: dc.subjectEducational public policies-
Palavras-chave: dc.subjectGender relations-
Palavras-chave: dc.subjectSexuality-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Palavras-chave: dc.subjectFinland-
Palavras-chave: dc.subjectJulkinen koulutuspolitiikka-
Palavras-chave: dc.subjectSukupuolisuhteet-
Palavras-chave: dc.subjectSeksuaalisuus-
Palavras-chave: dc.subjectBrasilia-
Palavras-chave: dc.subjectSuomi-
Título: dc.titleA educação em sexualidade no Brasil e na Finlândia, um estudo comparativo-
Título: dc.titleSexuality education in Brazil and Finland, a comparative study-
Título: dc.titleSeksuaalisuuskasvatus Brasiliassa ja Suomessa, vertaileva tutkimus-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.