Tecnologias digitais como recurso para o processo de ensino da Matemática nos anos iniciais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorba, Marcelo de Carvalho-
Autor(es): dc.contributorNeves, Liliane Xavier-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorSouza, Ana Claudia Rais de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:13:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:13:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237105-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237105-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa busca-se responder a seguinte questão: Como as tecnologias digitais tem sido utilizadas como recurso para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? A Matemática faz parte da vida de todas as pessoas e se faz presente em diversas experiências como contar, comparar e operar sobre quantidades, contudo trata-se de uma disciplina considerada das mais difíceis pelos alunos. O uso de tecnologias na Educação Matemática é uma temática que tem sido bastante explorada por pesquisadores que tentam transformar essa realidade modificando o olhar do aluno sobre a Matemática. Com a democratização da internet e a acessibilidade das tecnologias digitais nos últimos anos, o uso desse recurso se intensificou, assim como o interesse da comunidade da Educação Matemática. Ao atuar na escola, as instituições de pesquisa podem promover verdadeiras transformações no ensino de Matemática com tecnologias digitais. Dessa maneira, através de um levantamento bibliográfico nas bases Capes, SciELO e Google Scholar, de artigos nacionais de 2015 a 2018, o objetivo deste trabalho de conclusão de curso foi investigar como as tecnologias digitais tem sido utilizadas como recurso para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que as Tecnologias Digitais estão se inserindo no ambiente escolar gradativamente, contudo ainda não são utilizadas com muita frequência nas aulas de matemática. A maioria das escolas que serviram de cenário para as pesquisas aqui relatadas possuem alguns computadores ou até mesmo salas deinformática, acesso à internet e lousas digitais. Ficou evidente que existem maneiras válidas de utilizar as TD para o ensino da matemática em sala de aula, pois trata-se um recurso a mais para o professor, além dos que ele já utiliza. Propiciando mais dinâmica em sala de aula, tornando mais prazeroso a aprendizagem de Matemática, resultando em um maior envolvimento dos alunos durantes as aulas, estimulando o trabalho coletivo, assim como a produção de conhecimentos.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to answer the following question: How has the digital technologies been used as a resource for the Mathematics teaching in the first years of Elementary School? Mathematics is part of everyone’s life and is present in several experiences such as counting, comparing and operating on quantities; however, it is considered by students one of the most difficult subjects. The use of technology on Mathematics Education is a theme that has been quite explored by researchers who try to transform this reality by changing the student view over Mathematics. With the democratization of the internet and the accessibility of digital technologies in the past few years, the use of this resource has intensified, as well as the Mathematics Education community interest. By working at school, research institutes can promote real transformations in the teaching of Mathematics with digital technologies. In this way, through a bibliographic survey on bases Capes, SciELO and Google Scholar, of national articles from 2015 to 2018, the purpose of this undergraduate thesis was to investigate how digital technologies has been used as a resource for the Mathematics teaching in the first years of Elementary School. The results indicate that Digital Technologies are being gradatively inserted into the school environment, however, are not used very frequently yet in the Mathematics classes. Most of the school that provided the background for the researchers reported here have a few computers or even computer rooms, internet access and digital whiteboards. It is evident that there are valid ways to use DT for the teaching of Mathematics in the classroom, as this is an additional resource for the teacher, besides those it already uses. Providing more dynamics in the classroom, making the learning of Mathematics more enjoyable, resulting in greater involvement of students during classes, stimulating the collective work, as well as the production of knowledge.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Ensino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectLevantamento bibliográfico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental I-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBibliographic survey-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectElementary School I-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching methodologies-
Título: dc.titleTecnologias digitais como recurso para o processo de ensino da Matemática nos anos iniciais-
Título: dc.titleDigital technologies as a resource for the teaching process of Mathematics in the early years-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.