Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, Débora Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Calixto, Amanda Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:51:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:51:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237103 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237103 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho de pesquisa reflete acerca de questões relativas ao ensino de música no Ensino Fundamental I em escolas públicas, focando-se em suas problemáticas e possível ausência de prática e desenvolvimento no cotidiano escolar. O trabalho tem como objetivo conhecer a concepção dos professores de ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I sobre a utilização da música para o desenvolvimento dos alunos, visando apreender as dificuldades, a importância da música e possíveis benefícios oferecidos como potencializadores ao desenvolvimento cognitivo. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como metodologia a pesquisa de campo e que se utiliza de entrevistas semiestruturadas como instrumento de coleta de dados, as mesmas sendo realizadas com professores do ensino da arte que atuam no Ensino Fundamental I em escolas públicas. A análise de dados da pesquisa assim como sua organização seguem a metodologia de Análise de Conteúdo conforme Bardin (2011). É possível afirmar, após a análise dos resultados, que a música se faz presente dentro das escolas como entretenimento e não como Educação Musical, tornando o ensino através da música precarizado, fator esse principalmente atribuído à ausência de formação capacitadora de professores do ensino da arte para lidar com música na educação. | - |
Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação musical | - |
Título: dc.title | Música na educação e suas implicações no Ensino Fundamental I | - |
Título: dc.title | Music in education and its implications for Elementary School I | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: