Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica à educação em sexualidade: a discussão da homoparentalidade e preconceito nas escolas brasileiras

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Autor(es): dc.contributorRossi, Célia Regina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Alicia Sobral de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T19:25:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T19:25:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-17-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237102-
Descrição: dc.descriptionA educação sobre gênero e sexualidade têm se mostrado mais presente nas escolas brasileiras, porém estudos denunciam a falta de articulação e efetividade no que diz respeito à atenuação de práticas discriminatórias com relação a esse tema, principalmente na Educação Infantil, chamando atenção para o fato dos docentes que atuam com esse público não estarem preparados e assim, manter e propagar tais práticas preconceituosas, além de políticas públicas no âmbito da educação que reiteram a importância de tal tema para o desenvolvimento das crianças e convivência harmônica em sociedade. Tendo isso em vista, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma teoria que fosse condizente com o ensino de reflexão, obtenção de senso crítico, a fim de que se promova práticas não discriminatórias, tendo como abordagem metodológica a revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. A questão norteadora foi: como superar práticas que possuem uma perspectiva discriminatória sobre as novas compreensões de mundo que vêm surgindo? Entendemos na pesquisa que o papel da educação escolar deveria ter como meta a garantia da apropriação das conquistas do gênero humano e instrumentalização para a superação das sociedades em classes e de suas ideologias, isto é, concordando com a proposta da pedagogia histórica-crítica. A partir disso, entende-se que se a escola fizer o papel de proporcionar uma educação em sexualidade efetiva, de qualidade e com o compromisso de promover a reflexão das condições de marginalização existente nesse grupo social, atenuaria o preconceito presente em relação ao desenvolvimento da criança, com pais ou mães homoparentais. Justifica-se, portanto, a relevância social a que este presente estudo possui, uma vez que a investigação mostrou que a pedagogia teórico critícia seria uma abordagem importante para a redução de práticas discriminatórias.-
Descrição: dc.descriptionNão recebi financiamento-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEducação sexual-
Palavras-chave: dc.subjectHomossexualidade e educação-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceitos-
Palavras-chave: dc.subjectHomoparentalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducação em sexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Crítica-
Título: dc.titleContribuições da Pedagogia Histórico-Crítica à educação em sexualidade: a discussão da homoparentalidade e preconceito nas escolas brasileiras-
Título: dc.titleContributions of Historical-Critical Pedagogy to sexuality education: the discussion of homoparenthood and prejudice in brazilian schools-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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