
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rossi, Célia Regina | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Alicia Sobral de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:25:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:25:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237102 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237102 | - |
| Descrição: dc.description | A educação sobre gênero e sexualidade têm se mostrado mais presente nas escolas brasileiras, porém estudos denunciam a falta de articulação e efetividade no que diz respeito à atenuação de práticas discriminatórias com relação a esse tema, principalmente na Educação Infantil, chamando atenção para o fato dos docentes que atuam com esse público não estarem preparados e assim, manter e propagar tais práticas preconceituosas, além de políticas públicas no âmbito da educação que reiteram a importância de tal tema para o desenvolvimento das crianças e convivência harmônica em sociedade. Tendo isso em vista, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma teoria que fosse condizente com o ensino de reflexão, obtenção de senso crítico, a fim de que se promova práticas não discriminatórias, tendo como abordagem metodológica a revisão bibliográfica, de natureza qualitativa. A questão norteadora foi: como superar práticas que possuem uma perspectiva discriminatória sobre as novas compreensões de mundo que vêm surgindo? Entendemos na pesquisa que o papel da educação escolar deveria ter como meta a garantia da apropriação das conquistas do gênero humano e instrumentalização para a superação das sociedades em classes e de suas ideologias, isto é, concordando com a proposta da pedagogia histórica-crítica. A partir disso, entende-se que se a escola fizer o papel de proporcionar uma educação em sexualidade efetiva, de qualidade e com o compromisso de promover a reflexão das condições de marginalização existente nesse grupo social, atenuaria o preconceito presente em relação ao desenvolvimento da criança, com pais ou mães homoparentais. Justifica-se, portanto, a relevância social a que este presente estudo possui, uma vez que a investigação mostrou que a pedagogia teórico critícia seria uma abordagem importante para a redução de práticas discriminatórias. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação sexual | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homossexualidade e educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Homoparentalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação em sexualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | - |
| Título: dc.title | Contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica à educação em sexualidade: a discussão da homoparentalidade e preconceito nas escolas brasileiras | - |
| Título: dc.title | Contributions of Historical-Critical Pedagogy to sexuality education: the discussion of homoparenthood and prejudice in brazilian schools | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: