O surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNascimento, José Leonardo do-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLellis, Carla Márcia Basso Bortoloni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:52:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:52:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-16-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/237082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237082-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa se propõe a identificar as circunstâncias em que os seres irreais passam a ser representados nas obras do artista espanhol Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este acontecimento da surdez que o acometeu — ou da loucura que lhe foi atribuída. A partir de uma contextualização entre a vida do artista e os episódios históricos da Europa, busca-se tratar das relações e influências entre Goya e a sociedade de sua época, os movimentos e representações artísticas e como isso se refletiu em seu trabalho. Ainda, examina-se a maneira como se deu a representação de tais criaturas ao longo da história em um cenário de influência da Igreja Católica. A partir de considerações de Starobinski (1988), Hughes (2007) e Nordström (1989) é possível estabelecer, através da leitura de imagens, o momento em que tais figuras ganham espaço nos trabalhos do artista.-
Descrição: dc.descriptionEsta investigación pretende identificar las circunstancias en las que se representan los seres irreales en la obra del artista español Francisco Goya (1746-1828), desvinculando este hecho de la sordera que le afectaba o de la locura que se le atribuía. A partir de una contextualización entre la vida del artista y los episodios históricos de Europa, se busca abordar las relaciones e influencias entre Goya y la sociedad de su tiempo, los movimientos y representaciones artísticas y cómo esto se reflejó en su obra. Aún así, examina la forma en que tales criaturas fueron representadas a lo largo de la historia en un escenario de influencia de la Iglesia Católica. A partir de consideraciones de Starobinski (1988), Hughes (2007) y Nordström (1989), es posible establecer, a través de la lectura de imágenes, el momento en que tales figuras ganan espacio en la obra del artista.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectGoya-
Palavras-chave: dc.subjectEspanha-
Palavras-chave: dc.subjectSeres irreais-
Palavras-chave: dc.subjectPinturas-
Palavras-chave: dc.subjectGravuras-
Título: dc.titleO surgimento e a presença de seres irreais nas obras de Francisco Goya-
Título: dc.titleLa aparición y presencia de seres irreales en la obra de Francisco Goya-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.