Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Muniz Júnior, Jorge | - |
Autor(es): dc.contributor | Contador, José Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Barreira, Maurício Valdson da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:17:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:17:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/237012 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/237012 | - |
Descrição: dc.description | Desde a sua criação, o Seis Sigma tem se popularizado no mundo e atraído a atenção de várias empresas. Porém, sua atuação é focada nos níveis tático e operacional através de projetos para criar novos processos e produtos ou melhorar os já existentes. Vê-se, portanto, uma limitação do mesmo para gerar vantagem competitiva. Tal fato motivou a proposta de um modelo híbrido entre o Design for Six Sigma (DFSS) e o modelo de Campos e Armas da Competição (CAC) para formulação da estratégia competitiva de uma empresa. Para testar sua capacidade de gerar decisões estratégicas aceitáveis, o modelo foi aplicado em uma instituição de ensino técnico profissionalizante localizada no Ceará. Na coleta de dados, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, entrevistas e questionários estruturados. Com a aplicação do CAC definiu-se os campos prioritários ao negócio e identificou-se as armas que devem ser tratadas para lhes conferir vantagem competitiva. O DFSS, por sua vez, se mostrou útil na análise sob uma perspectiva das necessidades do cliente e características críticas para a qualidade do serviço ampliando o conhecimento para geração de ações administrativas que aumentem o desempenho das armas competitivas. A principal limitação desta pesquisa está na impossibilidade de execução das ações administrativas propostas. | - |
Descrição: dc.description | Since its inception, Six Sigma has become popular in the world and has attracted the attention of several companies. However, its performance is focused on the tactical and operational levels through projects to create new processes and products or improve existing ones. Therefore, there is a limitation of it to generate competitive advantage. This fact motivated the proposal of a hybrid model between Design for Six Sigma (DFSS) and the Fields and Weapons of Competition (CAC) model to formulate a company's competitive strategy. To test its ability to generate acceptable strategic decisions, the model was applied in a vocational technical education institution located in Ceará. In data collection, bibliographic research, interviews and structured questionnaires were used. With the application of the CAC, the priority fields for the business were defined and the weapons that must be dealt with in order to give them a competitive advantage were identified. The DFSS, in turn, proved to be useful in the analysis from a perspective of customer needs and critical characteristics for the quality of service, expanding knowledge to generate administrative actions that increase the performance of competitive weapons. The main limitation of this research is the impossibility of carrying out the proposed administrative actions | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | CAPES-PrInt #88887.310463/2018-00 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design for Six Sigma | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de Campos e Armas da Competição | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia competitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vantagem competitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento estratégico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência competitiva (Administração) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hybrid model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competition fields and weapons model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competitive strategy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competitive advantage | - |
Título: dc.title | Design for Six Sigma para obtenção de vantagem competitiva: aplicação em escola de ensino técnico profissionalizante | - |
Título: dc.title | Design for Six Sigma to obtain a competitive advantage: application in a vocational technical education school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: