A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)1

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorValdemarin, Vera Teresa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:28:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:28:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-04-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750por-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236976-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236976-
Descrição: dc.descriptionEste artigo adota a perspectiva histórica com o objetivo de compreender a dinâmica da circulação das ideias pedagógicas e identificar movimentos de inovação, acomodação e reinterpretação, próprios dos processos culturais. A análise do tema está delimitada às ideias educacionais de Johann Friedrich Herbart (1776-1841) postas em circulação nos Estados Unidos da América, entre a década final do século XIX e as décadas iniciais do século XX. As fontes documentais que amparam a análise desse tema são dois manuais didáticos produzidos para orientar a prática de ensino de professores da escola elementar, em formação e em exercício: The elements of general method based on the principles of Herbart (nas edições de 1893 e 1907) e Teaching by projects, publicado em 1920, ambos de autoria de Charles A. McMurry (1857-1929), um dos principais divulgadores norte-americanos do herbartianismo. O autor, além de produzir vasta bibliografia, foi professor, diretor e superintendente de escolas primárias, atuou em instituições de formação de professores e foi um dos fundadores e Secretário da National Herbart Society. A análise do ciclo de difusão das ideias herbartianas, situado entre as concepções pestalozianas – as lições de coisas – e as concepções da Educação Progressiva – o método de projetos -, considerou a inter-relação entre agentes, instituições formadoras e impressos pedagógicos e acompanhou desde suas pretensões renovadoras até sua capitulação frente a outras tendências e teorias. Foram identificados movimentos de inovação, adaptação e reinterpretação dos conceitos e das práticas pedagógicas destinados a conferir-lhes relevância e sentido em diferentes contextos de uso.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 311711/2019-7-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 2018/26699-4-
Formato: dc.format--
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade de São Paulo-
Relação: dc.relationEducação e Pesquisa-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da educação-
Palavras-chave: dc.subjectCirculação de ideias pedagógicas-
Palavras-chave: dc.subjectHerbartianismo norte-americano-
Palavras-chave: dc.subjectManuais didáticos-
Título: dc.titleA circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-1920)1-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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