
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pelotas | - |
| Autor(es): dc.creator | Braga, Keith Daiani da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Arilda Ines Miranda | - |
| Autor(es): dc.creator | Caetano, Marcio Rodrigo Vale | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:51:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:51:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2019-0082 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236966 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236966 | - |
| Descrição: dc.description | El propósito de este texto es comprender, a partir de las narrativas de mujeres lesbianas del interior del estado de São Paulo, los modos como se articulan las performatividades de género y las trayectorias educativas. Para esto, llevamos a cabo siete entrevistas abiertas de carácter narrativo que fueron cuestionadas a partir de las contribuciones de los Estudios de Género con una Perspectiva Feminista. Con los datos construidos en el curso de este estudio, surgió el hecho de que la visibilidad y la hipervisibilidad se vieron condicionadas por las performatividades de género de las participantes y que sus corporalidades fueron observadas, controladas, negociadas, refutadas y educadas de tal manera que la lesbofobia actuó como un recurso educativo. | - |
| Descrição: dc.description | Este texto tem como objetivo compreender, a partir de narrativas de mulheres lésbicas do interior do estado de São Paulo, os modos como se articulam as performatividades de gênero e as trajetórias educacionais. Para tanto, realizaram-se sete entrevistas abertas de caráter narrativo que foram problematizadas a partir das contribuições dos Estudos de Gênero com Perspectiva Feminista. Com os dados construídos no decorrer deste estudo, chegou-se à conclusão de que a visibilidade e a hipervisibilidade estavam condicionadas às performatividades de gênero das participantes e que suas corporalidades foram observadas, controladas, negociadas, refutadas e educadas de tal modo que a lesbofobia atuou como recurso educativo. | - |
| Descrição: dc.description | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | UNICAMP - Faculdade de Educação | - |
| Relação: dc.relation | Pro-Posições | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | lesbofobia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | família | - |
| Palavras-chave: dc.subject | masculinidade feminina | - |
| Palavras-chave: dc.subject | resistência | - |
| Título: dc.title | Lesbofobia familiar: técnicas para produzir e regular feminilidades heterocentradas 1 2 | - |
| Título: dc.title | Lesbofobia familiar: técnicas de produccion y regulacion de feminidades heterocentradas | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: