Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Sapucci, Gabriela Ribeiro | - |
Autor(es): dc.creator | Negri, Rogério Galante | - |
Autor(es): dc.creator | Massi, Klécia Gili | - |
Autor(es): dc.creator | Alcântara, Enner Herenio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:12:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:12:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.scielo.br/j/rarv/a/kQ36mhvWfZF4gTSGM5f6kXc/?format=pdf&lang=en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236957 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1806-908820220000026 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236957 | - |
Descrição: dc.description | The adoption of mixed plantation systems (exotic and native species) is viable and represents an important alternative in the context of forest and landscape restoration. This study evaluated whether Eucalyptus cultivation is associated with changes in native forest cover and fragment connectivity in the region from 1987 to 2017. The study region (Southeast Atlantic Forest) has been undergoing a forest transition process. Based on land use/land cover maps obtained from satellite images and a pair-wise comparison, it was detected that the dynamics in one land cover were not necessarily associated with the other one. It was verified an increase in Eucalyptus cover since 2007, possibly related to the New Forest Code that allows the use of exotic species in reforestation, provided it does not exceed 50% of the total area. An increase in the native vegetation cover was also observed, highlighting the importance of restoration actions and national regulations. In addition, forest patches were larger and less complex with Eucalyptus presence, indicating that this land cover is potentially beneficial for the landscape connectivity. | - |
Descrição: dc.description | A adoção de sistemas de plantios mistos (espécies exóticas e nativas) é viável e representa uma importante alternativa no contexto da restauração florestal e paisagística. Este estudo avaliou se o cultivo de Eucalyptus está associado a mudanças na cobertura florestal nativa e conectividade de fragmentos na região de 1987 a 2017. A região de estudo (Mata Atlântica do Sudeste) vem passando por um processo de transição florestal. Com base em imagens de satélite, mapas de uso e cobertura da terra e uma comparação pareada, verificamos que a dinâmica em uma cobertura da terra não estava necessariamente associada à outra. A partir de 2007 verificamos um aumento da cobertura de Eucalyptus, possivelmente relacionado às regras do Novo Código Florestal, que permite o uso de plantios de espécies exóticas para recomposição da vegetação, não ultrapassando 50% da área total, e aumento da cobertura vegetal nativa, destacando o importante papel de várias ações de restauração que ocorrem na região e algumas regulamentações nacionais. Além disso, remanescentes florestais foram maiores e menos complexos com a presença de Eucalyptus, indicando que essa cobertura do solo é potencialmente benéfica para a conectividade dessa paisagem. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Engenharia Ambiental | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2017/14614-1 | - |
Descrição: dc.description | 2021/01305-6 | - |
Descrição: dc.description | 2018/01033-3 | - |
Formato: dc.format | 2018/01033-3 | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
???dc.source???: dc.source | Scielo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Floresta tropical | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silvicultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conectividade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tropical forest | - |
Palavras-chave: dc.subject | Silviculture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Connectivity | - |
Título: dc.title | Eucalyptus Plantation benefits to patch size and shape of forested areas in southeast atlantic forest | - |
Título: dc.title | Benefícios do plantio de Eucalyptus para o tamanho e forma de fragmentos de áreas florestais na mata atlântica do sudeste | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: