Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Maranhão (UFMA) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Esteves Fernandes de | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Maria Consuelo Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:40:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:40:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.scielo.br/j/rarv/a/kQ36mhvWfZF4gTSGM5f6kXc/?lang=en | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236938 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236938 | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes possible mobilizations of the Physics degree course at the Universidade Federal do Amazonas (UFAM), in Brazil, to insert discussions about science and technology in the initial teacher education process. The research corpus is made up of disciplines and speeches of the institution’s professors. The analysis is based on assumptions of the science-technology-society approach and on the principles of French discourse analysis. It was found that the disciplines analyzed have favorable spaces for the discussion of science and technology, although there is no specific direction. The answers to the questionnaire applied reinforce the understanding of the need for student training that includes these approaches to help future teachers, when in the profession, to contribute with knowledge with which citizens can position themselves about science and technology and in society decisions. | - |
Descrição: dc.description | Este estudio analiza las posibles movilizaciones de la carrera de Profesorado en Física de la Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para insertar discusiones acerca de la ciencia y tecnología en el proceso de formación inicial docente. El corpus de investigación está compuesto por programas de las asignaturas y discursos de los profesores de la institución UFAM. El análisis se basa en supuestos del enfoque ciencia-tecnología-sociedad y en los principios del Análisis del Discurso francés. Se constató que las disciplinas analizadas cuentan con espacios favorables para la discusión de ciencia y tecnología, aunque no hay una dirección específica. Las respuestas al cuestionario aplicado refuerzan la comprensión de la necesidad de formación de los estudiantes que incluya estos enfoques para ayudar a los futuros docentes, cuando estén en el ejercicio de la profesión, a aportar conocimientos con los que los ciudadanos puedan posicionarse sobre la ciencia y la tecnología y en las decisiones de la sociedad. | - |
Descrição: dc.description | Este estudo analisa possíveis mobilizações do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Amazonas para inserir discussões sobre a ciência e a tecnologia no processo de formação inicial do professor. O corpus da pesquisa é constituído de ementas de disciplinas e de discursos de docentes da Instituição. A análise se fundamenta em pressupostos da abordagem ciência-tecnologia-sociedade e em princípios da análise de discurso francesa. Constatou-se que as disciplinas analisadas dispõem de espaços propícios para a discussão sobre a ciência e a tecnologia, embora não exista um direcionamento específico. As respostas ao questionário aplicado reforçam o entendimento sobre a necessidade de uma formação discente que contemple essas abordagens para auxiliar o futuro docente, quando no exercício da profissão, a contribuir com conhecimentos com os quais o cidadão possa se posicionar sobre a ciência e a tecnologia e em decisões da sociedade. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Procad-AM | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA): 88881.199848/2018-0 | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Maranhão, Departamento de Física | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88881.199848/2018-0 | - |
Descrição: dc.description | Procad-AM: 88881.199848/2018-0 | - |
Formato: dc.format | 00076/20 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) | - |
???dc.source???: dc.source | Scielo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Initial teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Título: dc.title | Ciência-tecnologia-sociedade em discursos da estrutura curricular e de docentes de uma licenciatura em física | - |
Título: dc.title | Science-technology-society in discourses of curriculum structure and professors in a degree course in physics | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: