Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná (UFPR) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Orquiza, Liliam Maria | - |
Autor(es): dc.creator | García, Laura Sánchez | - |
Autor(es): dc.creator | Carvslho, Lizete Maria Orquiza de | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Washington Luiz Pacheco de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:24:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:24:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236903 | - |
Descrição: dc.description | While action research seeks to transform reality as it is, the popularization of science aims to insert citizens in decision-making and participatory process, removing them from the situation of compulsory users of science and technology products, who are passive and made invisible. The thesis defended in this essay is that action research can contribute to science popularization, so that there can be an appropriation of knowledge by non-scientific participants, as well as a change from passive subjects to critical subjects and individual agents for social agents. Based on a methodology of a reflexive, interpretative and critical nature of the studied reality, the conclusion is that all those involved with science should consider the more frequent use of action research in their extension and research practices. This seems to be the key for anyone looking for democratic and inclusive science. | - |
Descrição: dc.description | Enquanto a pesquisa-ação busca a transformação de uma realidade tal como ela é, a popularização da ciência visa inserir os cidadãos em um processo decisório e participativo, retirando-os da situação de usuários compulsórios dos produtos da ciência e tecnologia, passivos e invisibilizados. A tese defendida neste ensaio é a de que a pesquisa-ação pode colaborar com a popularização da ciência, de modo que haja apropriação do conhecimento pelos participantes não cientistas e haja, também, uma mudança de sujeitos passivos para sujeitos críticos e de agentes individuais para agentes sociais. A partir de uma metodologia de natureza reflexiva, interpretativa e crítica da realidade estudada, a conclusão é que todos aqueles envolvidos com a ciência devem considerar a utilização mais frequente da pesquisa-ação em suas práticas de extensão e pesquisa. Esta parece ser a chave para quem busca uma ciência democrática e inclusiva. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Paraná (UFPR), Departamento de Informática | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência | - |
Formato: dc.format | - | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific dissemination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Action-Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Research methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education as political action | - |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa-ação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia da pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação como ação política | - |
Título: dc.title | A pesquisa-ação como práxis na popularização da ciência | - |
Título: dc.title | Action research as praxis in science popularization | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: