Mulheres, matemática e a proposta curricular das escolas de primeiras letras: uma perspectiva da ética discursiva habermasiana

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPeralta, Deise Aparecida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:46:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:46:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236902-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236902-
Descrição: dc.descriptionIn this text, I present Jürgen Habermas's Discursive Ethics with a potential to diagnose political discourses that express gender relations and issues. Therefore, in structural terms, after a brief introduction that justifies Habermas's adaptation to the feminist debate, there follow an explanation of his philosophical project, and a section that deals with a historical condition of women in Brazil that, revealing exclusion from the linguistic community, illustrates the non-ownership of rights to a world of life and intersubjective sharing in public sphere spaces. Finally, based on a survey into the files of the Federal Senate, which narrate the episode of the enactment of the Law on “schools of first letters”, I discuss the androcentric ideas in force in parliamentary debates on mathematics curricula for boys and girls, and I also shed light into the ethics employed in the discourses that, while subjugating women, determined and delimited the learning and teaching of mathematics in the 19th century.-
Descrição: dc.descriptionNeste texto apresento a Ética Discursiva de Jürgen Habermas com potencial diagnóstico de discursos políticos que expressam relações e questões de gênero. Para tanto, em termos estruturais, após uma breve introdução que justifica a adequação de Habermas ao debate feminista, segue uma explicitação do seu projeto filosófico, e uma seção que versa sobre uma condição histórica das mulheres no Brasil que, evidenciando exclusão da comunidade linguística, ilustra a não titularidade de direitos a um mundo da vida e compartilhamentos intersubjetivos em espaços de esfera pública. E, finalmente, a partir de levantamento em arquivos do Senado Federal, que narram o episódio de promulgação da Lei das escolas de primeiras letras, discuto o ideário androcêntrico vigente nos debates do parlamento sobre currículos de matemática para meninos e meninas, bem como lanço visibilidade sobre a ética empregada nos discursos que, subjugando mulheres, determinava e delimitava o aprender e ensinar matemática no século XIX.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Formato: dc.format--
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Relação: dc.relationCiência & Educação (Bauru)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teaching-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectGender and sexuality-
Palavras-chave: dc.subjectAndrocentrism-
Palavras-chave: dc.subjectTheory of communicative action-
Palavras-chave: dc.subjectWomen’s rights-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectGênero e sexualidade-
Palavras-chave: dc.subjectAndrocentrismo-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria da ação comunicativa-
Palavras-chave: dc.subjectDireito das mulheres-
Título: dc.titleMulheres, matemática e a proposta curricular das escolas de primeiras letras: uma perspectiva da ética discursiva habermasiana-
Título: dc.titleWomen, mathematics and the curriculum proposal of first letters schools: a perspective of Habermas’ discursive ethics-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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