
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Peralta, Deise Aparecida | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:46:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:46:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236902 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236902 | - |
| Descrição: dc.description | In this text, I present Jürgen Habermas's Discursive Ethics with a potential to diagnose political discourses that express gender relations and issues. Therefore, in structural terms, after a brief introduction that justifies Habermas's adaptation to the feminist debate, there follow an explanation of his philosophical project, and a section that deals with a historical condition of women in Brazil that, revealing exclusion from the linguistic community, illustrates the non-ownership of rights to a world of life and intersubjective sharing in public sphere spaces. Finally, based on a survey into the files of the Federal Senate, which narrate the episode of the enactment of the Law on “schools of first letters”, I discuss the androcentric ideas in force in parliamentary debates on mathematics curricula for boys and girls, and I also shed light into the ethics employed in the discourses that, while subjugating women, determined and delimited the learning and teaching of mathematics in the 19th century. | - |
| Descrição: dc.description | Neste texto apresento a Ética Discursiva de Jürgen Habermas com potencial diagnóstico de discursos políticos que expressam relações e questões de gênero. Para tanto, em termos estruturais, após uma breve introdução que justifica a adequação de Habermas ao debate feminista, segue uma explicitação do seu projeto filosófico, e uma seção que versa sobre uma condição histórica das mulheres no Brasil que, evidenciando exclusão da comunidade linguística, ilustra a não titularidade de direitos a um mundo da vida e compartilhamentos intersubjetivos em espaços de esfera pública. E, finalmente, a partir de levantamento em arquivos do Senado Federal, que narram o episódio de promulgação da Lei das escolas de primeiras letras, discuto o ideário androcêntrico vigente nos debates do parlamento sobre currículos de matemática para meninos e meninas, bem como lanço visibilidade sobre a ética empregada nos discursos que, subjugando mulheres, determinava e delimitava o aprender e ensinar matemática no século XIX. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
| Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender and sexuality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Androcentrism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Theory of communicative action | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Women’s rights | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero e sexualidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Androcentrismo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da ação comunicativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Direito das mulheres | - |
| Título: dc.title | Mulheres, matemática e a proposta curricular das escolas de primeiras letras: uma perspectiva da ética discursiva habermasiana | - |
| Título: dc.title | Women, mathematics and the curriculum proposal of first letters schools: a perspective of Habermas’ discursive ethics | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: