Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Matheus Monteiro | - |
Autor(es): dc.creator | Agostini, Gabriela | - |
Autor(es): dc.creator | Massi, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:35:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:35:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236901 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236901 | - |
Descrição: dc.description | Science and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field. | - |
Descrição: dc.description | O Ensino de Ciências e Matemática (ECM) é uma área nova e um espaço híbrido de diversas fronteiras. A sociologia da ciência de Bourdieu estuda as disciplinas como possíveis campos, em função de seu capital específico e sua autonomia. No entanto, o autor não investigou campos em formação ou multidisciplinares como o ECM. Assim, objetivamos caracterizar as hierarquias da área de Ensino da Capes, por meio da construção de um indicador, taxa de aderência, que investiga o perfil da elite acadêmica contemplada com bolsa de produtividade do CNPq. Identificamos uma taxa de aderência de 53%, indicando que pouco menos da metade dos 143 bolsistas do Ensino obteve a bolsa, detendo o capital específico de outros campos como Física e Química. Os resultados indicam que o Ensino, em geral, e o ECM, em particular, não possuem fronteiras bem delimitadas, apontando para uma forte heteronomia e para a ausência de capital específico ou de um campo. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Física | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras | - |
Formato: dc.format | - | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scholarship | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge area | - |
Palavras-chave: dc.subject | Funding institution | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bolsa de pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Área de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Órgão de fomento | - |
Título: dc.title | Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade | - |
Título: dc.title | Testing the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grants | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: