Testando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Matheus Monteiro-
Autor(es): dc.creatorAgostini, Gabriela-
Autor(es): dc.creatorMassi, Luciana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T22:35:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T22:35:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320220011-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236901-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236901-
Descrição: dc.descriptionScience and Mathematics Education (SME) is a new area and a hybrid space with many frontiers. Pierre Bourdieu's sociology of science studies disciplines as possible fields depending on their specific capital and autonomy. However, it did not investigate new or multidisciplinary fields such as SME. Thus, we aim to characterize the hierarchies of the CAPES Teaching Field through the construction of an indicator, adherence rate, which investigates the profile of the academic elite contemplated with the CNPq productivity research grants. We have identified an adherence rate of 53%, therefore, just over half of the 143 teaching grant holders were awarded research grants, concentrating specific capital of other fields such as Physics and Chemistry. The results indicate that Teaching, in general, and SME, in particular, does not have well-defined frontiers, pointing to a strong heteronomy and absence of specific capital or a field.-
Descrição: dc.descriptionO Ensino de Ciências e Matemática (ECM) é uma área nova e um espaço híbrido de diversas fronteiras. A sociologia da ciência de Bourdieu estuda as disciplinas como possíveis campos, em função de seu capital específico e sua autonomia. No entanto, o autor não investigou campos em formação ou multidisciplinares como o ECM. Assim, objetivamos caracterizar as hierarquias da área de Ensino da Capes, por meio da construção de um indicador, taxa de aderência, que investiga o perfil da elite acadêmica contemplada com bolsa de produtividade do CNPq. Identificamos uma taxa de aderência de 53%, indicando que pouco menos da metade dos 143 bolsistas do Ensino obteve a bolsa, detendo o capital específico de outros campos como Física e Química. Os resultados indicam que o Ensino, em geral, e o ECM, em particular, não possuem fronteiras bem delimitadas, apontando para uma forte heteronomia e para a ausência de capital específico ou de um campo.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Física-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras-
Formato: dc.format--
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Relação: dc.relationCiência & Educação (Bauru)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectScholarship-
Palavras-chave: dc.subjectScientific production-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policy-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge area-
Palavras-chave: dc.subjectFunding institution-
Palavras-chave: dc.subjectBolsa de pesquisa-
Palavras-chave: dc.subjectProdução científica-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectÁrea de conhecimento-
Palavras-chave: dc.subjectÓrgão de fomento-
Título: dc.titleTestando as fronteiras do Ensino: análise da taxa de aderência à área dos seus bolsistas de produtividade-
Título: dc.titleTesting the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grants-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.