O Modelo de Barras de Singapura na Resolução de Problemas Aritméticos e Algébricos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal da Fronteira Sul-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorRichit, Luiz Augusto-
Autor(es): dc.creatorRichit, Adriana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T21:56:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T21:56:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-10-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-29-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236890-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236890-
Descrição: dc.descriptionFigurative representations play a significant role in learning and conceptual understanding of mathematics, for example, the figures in demonstrations in Geometry. An approach that has become popular for its potential to solve problems using figural representations is the Singapore Bar Model (‘ Model’ Method ). Mobilized by these aspects, we carried out a literature review aiming to present the Singapore Bar Model and its contributions to mathematics learning. The research empirical material was gathered from a search carried out in the Google Scholar platform. The results of the analyzed works point to contributions to the learning of mathematics in the following aspects: protagonism assumed by students in the construction of knowledge, deepening of mathematical concepts and relationships, enhancing problem-solving skills, and use of more abstract representations, as well as anticipation of advanced troubleshooting. In this perspective, the Bar Model allows promoting changes in mathematics teaching and favors student learning.-
Descrição: dc.descriptionAs representações figurais assumem importante papel na aprendizagem e compreensão conceitual da Matemática, a exemplo do caso de figuras em demonstrações da geometria. Uma abordagem que tem se popularizado pelo seu potencial para a resolução de problemas utilizando representações figurais é o Modelo de Barras de Singapura (‘ Model’ Method ). Mobilizados por esses aspectos, realizamos uma revisão de literatura com o objetivo de apresentar o Modelo de Barras de Singapura e suas contribuições para a aprendizagem da Matemática. O material empírico do estudo foi constituído mediante uma busca realizada na plataforma Google Scholar . Os resultados dos trabalhos analisados apontam contribuições para a aprendizagem nos seguintes aspectos: protagonismo assumido pelos alunos na construção do conhecimento, aprofundamento de conceitos e relações matemáticas, aprimoramento das habilidades de resolução de problemas e uso de representações mais abstratas, assim como a antecipação da resolução de problemas avançados. Nesta perspectiva, o Modelo de Barras tem potencial para promover mudanças no ensino da Matemática e favorecer a aprendizagem dos alunos.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal da Fronteira Sul-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 305476/2020-3-
Formato: dc.format697-724-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectSingapore Bar Model-
Palavras-chave: dc.subject‘Model’ Method, Bar Diagrams-
Palavras-chave: dc.subjectProblem-solving-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics Learning-
Palavras-chave: dc.subjectModelo de Barras de Singapura-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo ‘Modelar’-
Palavras-chave: dc.subjectDiagramas de Barras-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem da Matemática-
Título: dc.titleO Modelo de Barras de Singapura na Resolução de Problemas Aritméticos e Algébricos-
Título: dc.titleThe Singapore Bar Model for solving arithmetical and algebraic problems-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.