Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Paraná | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Ponta Grossa | - |
Autor(es): dc.creator | Proença, Marcelo Carlos de | - |
Autor(es): dc.creator | Maia-Afonso, Érika Janine | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Luiz Otavio Rodrigues | - |
Autor(es): dc.creator | Travassos, Wilian Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:43:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:43:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v36n72a12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236889 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236889 | - |
Descrição: dc.description | The objective of the article was to answer the following question: ‘What are students’ difficulties in Basic Education evidenced in teaching proposals that used problem-solving to apply mathematical content and, from these difficulties, what understandings are revealed about the teaching process?’ In the bibliographical research modality, we selected six master’s degree dissertations. After describing the teaching proposals, we analyzed the students’ difficulties in the problem-solving process. The results showed that most of the difficulties are in understanding problems, precisely because of the poor formation of mathematical concepts and the lack of knowledge about the meaning of words. We also verified difficulties in using formulas and operating with mathematical algorithms. To overcome such difficulties, it is understood that the process of teaching with problem-solving should avoid following a simple content resumption/revision. We conclude that it is necessary to incorporate an approach of formation of mathematical concepts and procedures. | - |
Descrição: dc.description | O objetivo do artigo foi responder à seguinte questão: que dificuldades dos alunos da Educação Básica são evidenciadas em propostas de ensino que utilizaram a resolução de problemas para aplicação de conteúdos matemáticos e, a partir dessas dificuldades, que compreensão se revela sobre o processo de ensino? Na modalidade de pesquisa bibliográfica, selecionamos seis dissertações de mestrado. Após a descrição das propostas de ensino, analisamos as dificuldades dos alunos no processo de resolução de problemas. Os resultados mostraram que a maior parte das dificuldades encontra-se na compreensão de problemas, justamente pela má formação de conceitos matemáticos e pelo desconhecimento sobre o significado de palavras. Verificamos, também, dificuldades no uso de fórmulas e na operação com algoritmos matemáticos. Para superar tais dificuldades, compreende-se que o processo de ensino com resolução de problemas deve evitar seguir uma simples retomada/revisão de conteúdos. Concluímos que é preciso incorporar uma abordagem de formação de conceitos e procedimentos matemáticos. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Matemática | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Maringá | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual do Paraná | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Ponta Grossa | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Formato: dc.format | 262-285 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Bolema: Boletim de Educação Matemática | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical Concepts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical Procedures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliographic Research | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceitos Matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Procedimentos Matemáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa Bibliográfica | - |
Título: dc.title | Dificuldades de Alunos na Resolução de Problemas: análise a partir de propostas de ensino em dissertações | - |
Título: dc.title | Students’ Difficulties in Problem-Solving: analysis from teaching proposals in master’s degree dissertations | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: