Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Aguilar, Sérgio Luiz Cruz | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Alonso, Isabela Zorat | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:09:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:09:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-09 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236818 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236818 | - |
Descrição: dc.description | O power-sharing tem sido frequentemente utilizado como forma de resolução de conflitos complexos, pois por meio do compartilhamento do poder estatal se apresenta como uma estratégia proeminente para solucioná-los. Em Ruanda, a existência de spoilers levou a falha do Acordo de Arusha, o qual previa mecanismos de power-sharing, e consequentemente, ao genocídio de 1994. Além dos impactos no próprio país, partes do conflito atravessaram as fronteiras e intensificaram a guerra na República Democrática do Congo, dentro do chamado sistema regional de conflitos nos Grandes Lagos africanos. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi compreender, através dos casos de Ruanda e República Democrática do Congo, como os grupos spoilers interferem na performance dos acordos de power-sharing e, a partir de uma análise sequencial dos fatos, estabelecer uma cadeia causal entre spoilers, power-sharing e sistema regional de conflitos. A pesquisa, foi realizada sob a perspectiva dos sistemas regionais de conflitos, tendo caráter qualitativo e utilizando o método de estudo de caso, onde foram aplicadas a análise sistêmica e o process tracing como principais ferramentas de investigação. Como resultado, a hipótese investigada foi confirmada, tendo sido evidenciado o nexo causal entre spoilers do Acordo de Arusha e Sistema Regional de Conflitos dos Grandes Lagos. | - |
Descrição: dc.description | Power-sharing has often been used as a tool to solve complex conflicts, as it is a prominent strategy for resolving them through the sharing of state power. In Rwanda, the existence of spoilers led to Arusha Agreement failure, which had foreseen power-sharing mechanisms, and consequently to the 1994 genocide. In addition to the impacts in the country itself, parts of the conflict crossed national borders and fuelled the war in the Democratic Republic of Congo, within the so-called regional conflict system in the African Great Lakes. In this sense, the objective of this research was to comprehend, through the cases of Rwanda and the Democratic Republic of Congo, how spoiler groups affect the performance of power-sharing agreements and based on a sequential analysis of the facts to establish a causal link between spoilers, power-sharing, and the regional conflict system. The research was carried out from the perspective of regional conflicts systems, being qualitative in nature and using the case study approach, where systemic analysis and process tracing were applied as the main investigative methods. As a result, the hypothesis under investigation was confirmed, and the causal link between spoilers of the Arusha Agreement and the Great Lakes Regional Conflict System was also made clear. | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: 2020/04161-2 | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Política internacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra e sociedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negociação | - |
Palavras-chave: dc.subject | International politics | - |
Palavras-chave: dc.subject | War and society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negotiation | - |
Título: dc.title | Power-sharing, spoilers e o sistema regional de conflitos: uma análise dos conflitos em Ruanda e República Democrática do Congo | - |
Título: dc.title | Power-sharing, spoilers and the regional conflict system: an analysis of the conflicts in Rwanda and the Democratic Republic of Congo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: