
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Arthur Rinaldi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rocha, Marina Figueira da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:34:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:34:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236750 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236750 | - |
| Descrição: dc.description | A Sonata n.1, ‘Quedas de Iguaçú’ (1974) de Dinorá de Carvalho, é uma obra atonal para piano solo que não foi escrita numa forma sonata convencional pois está dividida em dez seções contrastantes: A, Tema B, Brilhante, Scherzo, Cadência para mão esquerda, Fuga, Dolente, A e B modificados e Coral. Devido a vários aspectos da escritura musical desta obra, como ausência parcial de barras de compasso, poucas notações de articulações e dinâmicas, vimos a necessidade de uma pesquisa que nos trouxesse mais informações de como interpretar e planejar a performance da obra. Sabendo a importância musical e histórica da compositora Dinorá de Carvalho, apesar de haver poucas pesquisas relacionadas a ela, a presente dissertação propõe uma interpretação musical da partitura da Sonata n.1 visando a performance da obra. Fundamentamos todos os procedimentos empregados nesta pesquisa com a Teoria da Formatividade de L. Pareyson, uma teoria estética de fundo hermenêutico, que foca no processo do fazer e interpretar a obra de arte: explica o processo formativo de cada uma das possíveis etapas que o artista e/ou intérprete pode passar no seu processo formativo, seja como etapa de projeção da obra formada ou como reflexão da individualidade de cada interpretação. Apresentamos o contexto histórico e musical vivido pela compositora, destacando suas mudanças de estilo, de uma escritura predominantemente nacionalista (tonal e modal) para a atonal. Elaboramos uma edição crítica fundamentada em Figueiredo (2013) e Grier (1996 e 2001) da obra devido às divergências entre as fontes consultadas. Nossa análise musical traz informações que direcionam a performance da obra, com a abordagem fundamentada por: Caplin (1998), Berry (1986) e Rosen (1988) em seu aspecto formal e fraseológico; Berry (1987), Kostka (2006) e Lester (2005) no aspecto textural; Straus (2016) e Forte (1973) nos apectos melódico e harmônico. Ainda incluímos comparações de seções da Sonata n.1 com obras anteriores da compositora. Por fim, discorremos e expomos nossas decisões performáticas por meio de texto escrito, de uma edição de performance e de uma gravação áudio visual da obra, fundamentadas por Pareyson (1993) e Gabrielson (1999). | - |
| Descrição: dc.description | Sonata n.1, 'Quedas de Iguaçú' (Iguaçu falls - 1974) by Dinorá de Carvalho, is an atonal work for solo piano that was not written in a conventional sonata form as it is divided into ten contrasting sections: A, Tema B, Brilhante, Scherzo, Cadência para mão direita, Fuga, Dolente, modified A and B and Coral. Due to several aspects of the musical scripture of this work, such as the partial absence of measure bars, few indications of articulations and dynamics, we found the need for a research that would bring us more information on how to interpret and plan the performance of the work. Being aware of the musical and historical importance of the composer Dinorá de Carvalho, despite the lack of research related to her, the present dissertation proposes a musical interpretation of the score of Sonata n.1 aiming a performance of the work. All the procedures used in this research are based on L. Pareyson's Theory of Formativity, an aesthetic theory with an hermeneutics background, which focuses on the process of making and interpreting the work of art: it explains the formative processes of each of the possible stages that the artist and / or interpreter can go through their training process, either as a stage of projection of the formed work or as a reflection of the individuality of each interpretation. We present the historical and musical contexts as lived by the composer, highlighting the changes in her style, from a predominantly nationalist (tonal and modal) to an atonal writing. We prepared a critical edition based on Figueiredo (2013) and Grier (1996 and 2001) of the work due to the differences between the consulted sources. Our musical analysis provides information that guides the performance of the work, and is supported by: Caplin (1998), Berry (1986) and Rosen (1988) in its formal and phraseological aspects; Berry (1987), Kostka (2006) and Lester (2005) in the textural aspects; Straus (2016) and Forte (1973) in the melodic and harmonic aspects. We also include comparisons of sections of Sonata n.1 with previous works by the composer. Finally, we discuss and expose our performance decisions through a written text, a performance edition and an audio-visual recording of the work, based on Pareyson (1993) and Gabrielson (1999). | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dinorá de Carvalho | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise para performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da formatividade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento da performance | - |
| Título: dc.title | Sonata n.1 de Dinorá de Carvalho: aplicação de ferramentas analíticas como processo de planejamento da performance | - |
| Título: dc.title | Sonata n.1 by Dinorá de Carvalho: application of analytical tools as a performance planning process | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: