Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Américo, Marcos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Patrinhani, Giseli Fregolente | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:33:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:33:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236717 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236717 | - |
Descrição: dc.description | A inspiração para esta tese foi a concepção filosófica e a proposta metodológica de Paulo Freire, alicerçadas no respeito e valorização ao próximo, na dialogicidade, na coletividade, na conscientização, na criticidade, autonomia e na práxis, caracterizando a educação como um ato político, baseando-se num olhar para a realidade vivenciada para então intervir e transformá-la. O objetivo geral da pesquisa é analisar, discutir e avaliar as possibilidades do uso dos recursos tecnológicos e midiáticos para auxiliar programas voltados à desalienação e politização dos professores de EF atuantes na educação básica pública. Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar fatores que interferem na atuação do professor de EF; contribuir para formação continuada de professores de EF; organizar e relatar um programa de incentivo à desalienação e politização dos professores de EF a partir da proposta dialógica, voltada ao debate sobre o uso das mídias e tecnologias como possibilidades para esses fins, tendo como cerne o trabalho coletivo. Esta pesquisa faz uso de pesquisa bibliográfica, observação participante, entrevistas e análise de documentos. Ela encaixa-se nas pesquisas qualitativas do tipo etnográfica, com uma longa imersão da pesquisadora que também é professora de EF no contexto estudado, interagindo com os demais professores participantes da pesquisa em busca de uma maior compreensão da realidade do grupo, partilhando significados, trazendo à tona a cultura docente da educação básica pública brasileira. Como resultado, a compreensão da realidade aliando a teoria com a prática, adicionado à busca e ao desenvolvimento de uma consciência de classe, como também a adição do resultante desse caminhar que são ações contra os pressupostos epistemológicos e ideológicos ocultos que influenciam as decisões/ambientes/tradições, tudo isso define o panorama desse processo de politização e desalienação dos professores, onde, sem isso os professores correm o risco de continuar a deixar os valores ideológicos dominantes atuarem por meio deles, caracterizando a alienação docente. O Google Meet e o WhatsApp foram meios escolhidos e se mostraram promissores para fins de desalienação e politização. | - |
Descrição: dc.description | The inspiration for this thesis was the philosophical conception and the methodological proposal of Paulo Freire, based on respect and appreciation for others, on dialogicity, on collectivity, on awareness, on criticality, autonomy and on praxis, characterizing education as a political act, based on a look at the reality experienced in order to intervene and transform it. The general objective of the research is to analyze, discuss and evaluate the possibilities of using technology and media resources to help programs and media resources to help programs aimed at disalienation and politicization of physical education teachers working in public basic education. The specific objectives are: to identify factors that interfere in the teacher’s performance; contribute to the continuing education of teachers; organize and report a program to encourage teacher’s disalienation and politicization based on the dialogical proposal, focused on the debate on the use of media and technology as possibilities for these ends, with collective work at its core. This research makes use of bibliographic research, participant observation, interviews and document analysis. It fits into qualitative ethnographic research, with a long immersion of the researcher who is also a teacher in the studied context, interacting with the other teachers participating in the research in search of a greater understanding of the reality of the group, sharing meanings, bringing to light the teaching culture of Brazilian public basic education. As a result, the understanding of reality combining theory and practice, added to the search and development of a class consciousness, as well as the addition of the result of this walk that are actions against the hidden epistemological and ideological assumptions that influence decisions/environments/traditions, all this defines the panorama of this process of politicization and disalienation of teachers, where, without this, teachers run the risk of continuing to let the dominant ideological values act through them, characterizing teacher alienation. Google Meet and WhatsApp were chosen and showed promise for the purposes of disalienation and politicization. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica pública | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desalienação e politização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia e tecnologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Círculo de Cultura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public basic education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disalienation and politicization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Media and technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture circle | - |
Título: dc.title | A mídia e a tecnologia como meios para fins de desalienação e politização de professores de educação física da educação básica pública | - |
Título: dc.title | The media and technology as means for the purposes enof disalienation and politicization of physical education teachers in public basic education | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: