
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Célia Maria Retz Godoy dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Turato, Luzia de Fátima | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:16:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:16:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-24 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236715 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236715 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste estudo foi verificar os fatores de ordem comunicacional, linguística e textual-discursiva, condicionados ao aplicativo TikTok que podem caracterizá-lo como recurso pedagógico motivacional e interferente na aprendizagem, tendo como exemplificação o uso da linguagem inclusiva de gênero para a desnaturalização de estereótipos presentes nas práticas discursivas orais e escritas, num estudo de caso, junto aos alunos das 1ªs séries do Ensino Médio da EE Dr. Francisco de Paula Abreu Sodré, em Ubirajara/SP. A metodologia empregada consistiu numa abordagem quanti-qualitativa, sendo a primeira etapa uma revisão bibliográfica narrativa para levantamento dos aportes teóricos e descrição dos conceitos, especialmente, no que se refere a plataforma digital TikTok, sua implantação e uso; bem como sua expressividade linguística discursiva que possa caracterizá-lo como recurso pedagógico. Numa segunda etapa desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, via entrevista semiestruturada em profundidade com amostragem de júris junto a docentes desta escola e um estudo quase-experimental – com grupo de controle – usando a técnica de questionário direto no universo escolhido. Este método levanta a maneira como as situações e acontecimentos são vividos e experienciados pelos indivíduos, permitindo acesso aos componentes descritivos e comportamentais, para se observar o quanto o gênero TikTok motiva e interfere na disposição para uma determinada temática no processo de ensino e discussão desta, ou seja, como um recurso pedagógico. Entende-se que os aspectos motivacionais de aprendizagem se centram no uso de recursos significativos às práticas sociais cotidianas. Como resultado, observou os aspectos motivacionais e interferentes do TikTok que podem facilitar a comunicação, neste caso específico, sobre o uso da linguagem inclusiva de gênero na desnaturalização de estereótipos presentes nas práticas discursivas orais e escritas que contribuem para a violência de gênero. | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this study was to verify the factors of a communicational, linguistic and textual-discursive order, conditioned to the TikTok application that can characterize it as a motivational pedagogical resource and interfering in learning, having as an example the use of gender-inclusive language for the denaturalization of stereotypes present in oral and written discursive practices, in a case study, together with the students of the 1st grades of the High School of EE Dr. Francisco de Paula Abreu Sodré, in Ubirajara/SP. The methodology used consisted of a quantitative-qualitative approach, the first stage being a narrative bibliographic review to survey the theoretical contributions and description of the concepts, especially with regard to the digital platform TikTok, its implementation and use; as well as its discursive linguistic expressiveness that can characterize it as a pedagogical resource. In a second stage, exploratory research was developed, through semi-structured in-depth interviews with jury sampling with teachers of this school and a near-experimental study – with control group – using the technique of direct questionnaire in the chosen universe. This method raises the way situations and events are experienced and experienced by individuals, allowing access to descriptive and behavioral components, to observe how much the TikTok genre motivates and interferes in the disposition for a given theme in the teaching and discussion process, that is, as a pedagogical resource. It is understood that the motivational aspects of learning focus on the use of significant resources to everyday social practices. As a result, he observed the motivational and interfering aspects of TikTok that can facilitate communication, in this specific case, about the use of gender-inclusive language in the denaturalization of stereotypes present in oral and written discursive practices that contribute to gender violence. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | TikTok | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical resource | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discursive language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender stereotypes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Recurso pedagógico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Linguagem discursiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estereótipos de gênero | - |
| Título: dc.title | Tik...Tok... Seu despertar pedagógico na denaturalização de esteerótipos de gênero | - |
| Título: dc.title | Tik...Tok...Your pedagogical awakening in the denaturalization of gender stereotypes | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: