
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Spaniol, José Paiani | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Antonio, Daniele Caroline Desierrê | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:28:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:28:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236710 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236710 | - |
| Descrição: dc.description | A pesquisa se apresenta com intuito de analisar e propor interações na configuração da cenografia contemporânea, alargando e rompendo limites entre as criações teatrais e plásticas. Procurando catalogar procedimentos de trabalho entre o desenho de paisagem e a performance dos materiais, através da análise de obras dos artistas Flávio de Carvalho (Brasileiro, 1899-1973), Joseph Beuys (Alemão, 1921-1986) e do contemporâneo Francis Alÿs (Belga radicado no México, 1959-) e das reverberações de suas criações no público, que opera enquanto atuante na reconfiguração da paisagem como suporte para uma nova sociedade, a investigação poética protocola quatro performances complementares, organizadas sob a perspectiva de quatro materiais (terra, gordura, cimento e carvão) e quatro animais (boi, pássaro branco, rinoceronte e pássaro preto), associados respectivamente, que abordam o desenho de paisagem ‒ citadina, campestre e afetiva ‒ com intuito de, ao mobilizar uma cenografia em situação que se componha e disponha à transformações pela prática dos atuantes, construir um lugar que auto-referencie seus próprios modos de composição. | - |
| Descrição: dc.description | The research is presented with the intention of analyzing and proposing interactions in the configuration of contemporary scenography, widening and breaking the boundaries between theatrical and plastic creations. Seeking to catalog working procedures between landscape design and materials performance, through the analysis of works by artists Flávio de Carvalho (Brazilian, 1899-1973), Joseph Beuys (German, 1921-1986) and contemporary Francis Alÿs (Belgian based in Mexico, 1959-) and the reverberations of their creations on the audience, which operates while acting in the reconfiguration of the landscape as a support for a new society, the poetic investigation protocols four complementary performances organized under the perspective of four materials (earth, fat, cement and coal) and four animals (ox, white bird, rhinoceros and black bird), associated respectively, that approach the landscapes design - citadine, rural and affective - in order to, by mobilizing a scenography in situation that is composed and available to transformations by the practice of the performers, build a place that self-references its own modes of composition. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenho expandido | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cenografia expandida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teoria da Deriva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicogeografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expanded drawing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Expanded scenography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Performance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Drift theory | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psychogeography | - |
| Título: dc.title | Coreografias de paisagem: a construção do lugar em movimento | - |
| Título: dc.title | Landscape choreographies: the constrution of site in motion | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: