Elementos não-econômicos na construção do mercado do futebol: mito do herói e flexibilização na legislação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJardim, Maria Aparecida Chaves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorVarela, Thierry Gabriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:11:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:11:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236691-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236691-
Descrição: dc.descriptionA dissertação que ora apresentamos, trata da construção social do mercado do futebol no Brasil, buscando identificar elementos não-econômicos que ajudam a fundamentar este mercado. Após coleta e análise dos dados, com inspiração na sociologia econômica, selecionamos duas variáveis para construir nossa argumentação: uma variável de cunho cultural (mito do jogador como herói) e uma variável de cunho social (flexibilização na legislação). Sem negar a possível existência de outras variáveis, acreditamos que essas duas nos ajudam a explicar a alta movimentação econômica desse mercado, sobretudo após os anos 2000. Teve como metodologia pesquisa na internet, já que a pesquisa de campo, na Ferroviária, prevista no cronograma inicial, foi prejudicada, devido à Pandemia de COVID-19 que se iniciou em março de 2020. Após a qualificação, decidimos revisar o sentido da pesquisa, partindo para consultas aos materiais do CPDOC – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation deals with the social construction of the soccer market in Brazil, seeking to identify non-economic elements that help to support this market. After collecting and analyzing data, inspired by economic sociology, we selected two variables to build our argument: a cultural (myth of the player as a hero) and a social variable (flexibility in legislation). Without denying the possible existence of other variables, we believe that these two help us to explain the high economic movement of this market, especially after the 2000s. Its methodology was internet research, since the field research, in the Railway, foreseen in the The initial research was impaired, due to the COVID-19 Pandemic that started in March 2020. After qualification, we decided to review the meaning of the research, starting to consult the materials of the CPDOC - Center for Research and Documentation of Contemporary History of Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectMercado do futebol-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia econômica-
Palavras-chave: dc.subjectMito do herói-
Palavras-chave: dc.subjectTransferências de atletas-
Palavras-chave: dc.subjectFootball market-
Palavras-chave: dc.subjectEconomic sociology-
Palavras-chave: dc.subjectThe hero myth-
Palavras-chave: dc.subjectAthlete transfers-
Título: dc.titleElementos não-econômicos na construção do mercado do futebol: mito do herói e flexibilização na legislação-
Título: dc.titleNon-economic elements in construction of the soccer market: hero myth and flexibility in legislation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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