A afetividade no processo de ensino e aprendizagem: percepções de professores(as) da educação infantil e ensino fundamental I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Raul Aragão-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorCruz, Ana Tereza Caffer-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:20:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:20:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-15-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236588-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236588-
Descrição: dc.descriptionEste estudo de natureza qualitativa, objetivou compreender a percepção dos professores(as) da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I sobre a afetividade a sua relação com o processo de ensino-aprendizagem. Optamos por uma entrevista semi-estruturada via Google Forms com 22 professores(as) da rede municipal de ensino de Marília/SP. Este estudo fundamentou-se principalmente nos estudos de Jean Piaget(1896-1980), biólogo e epistemólogo suíço, que se dedicou a estudar como a criança constrói conhecimento. Nossos resultados apontam que os professores ainda percebem a afetividade e sua relação com o processo de ensino-aprendizagem na esfera do senso comum e apontamos a necessidade da inclusão dos estudos de Piaget sobre as relações entre a afetividade e inteligência serem inseridos nos currículos do curso de Pedagogia e nos cursos de formação continuada. Por meio deste estudo pudemos relacionar a afetividade e a aprendizagem. Esperamos que o estudo traga contribuições para uma melhor compreensão das concepções e percepções de afetividade e sua importância nas relações professor-aluno, na aprendizagem e na vivência escolar.-
Descrição: dc.descriptionThis qualitative study aimed to understand the perception of Early Childhood and Elementary School teachers about affectivity and its relationship with the teachinglearning process. We opted for a semi-structured interview via Google Forms with 22 teachers from the municipal school system in Marília/SP. This study was based mainly on the studies of Jean Piaget (1896-1980), a Swiss biologist and epistemologist, who studied how children build knowledge. Our results indicate that teachers still perceive affectivity and its relationship with the teaching-learning process in the sphere of common sense and we point out the need for the inclusion of Piaget's studies on the relationship between affectivity and intelligence to be inserted in the curricula of the course of Pedagogy and continuing education courses. Through this study we were able to relate affectivity and learning. We hope that the study will bring contributions to a better understanding of the conceptions and perceptions of affectivity and its importance in teacher-student relationships, in learning and in school experience.-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 88887.483719/2020-00-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAfetividade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência-
Palavras-chave: dc.subjectJean Piaget-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectAffectivity-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectIntelligence-
Palavras-chave: dc.subjectTeachers-
Título: dc.titleA afetividade no processo de ensino e aprendizagem: percepções de professores(as) da educação infantil e ensino fundamental I-
Título: dc.titleAffectivity in the teaching and learning process: perceptions of early childhood and elementary school teachers I-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.