
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Lucinéia dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Beatrice Maria | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:41:53Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:41:53Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-04 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236524 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236524 | - |
| Descrição: dc.description | Buscou-se vislumbrar de que maneira a Equidade de Gênero na Engenharia vem sendo abordada pela comunidade científica global. Para tal, cartografou-se a produção científica na base de dados Scopus, sob o recorte cronológico de 2000 e 2021. Foram identificados os documentos que possuem as palavras Gender, Equity e Engineer em palavras-chave, título e resumo. Com isso, pode-se compreender como vem sendo a alocação de esforço para a abordagem da problemática de falta de representatividade feminina em ambientes que se estabeleceram como masculinos ao longo dos anos. Compreende-se que a produção científica sobre o tema está em ascensão e que os Estados Unidos e o Reino Unido apresentam-se como referência produção acadêmica sobre o tema. O Brasil encontra-se em 12º lugar. Conclui-se que existem muitas oportunidades de melhoria na forma de alocação de esforço sobre o tema, e que olhar para os documentos de outros países pode contribuir para uma reflexão crítica sobre a forma como o problema vem sendo endereçado no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | We sought to see how Gender Equity in Engineering has been approached by the global scientific community. To this end, the scientific production was mapped in the Scopus database, under the chronological cut of 2000 and 2021. Documents containing the words Gender, Equity and Engineer in keywords, titles and abstracts were identified. Therefore, it is possible to understand how effort has been allocated to address the problem of lack of female representation in environments that have established themselves as male over the years. The scientific production on the subject is understood to be on the rise and the United States and the United Kingdom are proposed as a reference for academic production on the subject. Brazil is in 12th place. It is concluded that there are opportunities for improvement in the form of allocation of effort on the subject, and that looking at documents from other countries can contribute to a critical reflection on the way the problem has been addressed in Brazil. | - |
| Descrição: dc.description | Não recebi financiamento | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gênero | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Equidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Engenharia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Produção do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bibliometria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
| Título: dc.title | Equidade de gênero na engenharia: uma revisão sistemática da base de dados Scopus no período de 2000-2021 | - |
| Título: dc.title | Gender equality in engineering: a systematic review of Scopus database from 2000-2010 | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: