“Sem controle" ou como a pirataria criou a cultura de jogos no Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAffini, Letícia Passos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorPorte, Fernando Henrique-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T20:48:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T20:48:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-11-24-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236465-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236465-
Descrição: dc.descriptionO Brasil se tornou um dos maiores mercados de videogames e jogos eletrônicos do mundo. O país figura a 13ª posição num ranking mundial e as perspectivas são de crescimento. Apesar dos dados positivos, a nação saiu recentemente de uma grande onda de pirataria que dominava todo o setor. Desde o início do surgimento do videogame no país, os produtos foram severamente pirateados ou contrabandeados. Os brasileiros criaram uma cultura de produzir e distribuir jogos eletrônicos sem a devida autorização legal dos detentores dos direitos autorais. Apesar desse problema, se não fosse pela pirataria, grande parte da população não teria acesso aos games, devido às altas taxas aplicadas aos produtos importados, e assim não teria surgido a cultura de jogos que temos hoje que movimentam a economia do país e faz do Brasil uma potência nesse setor. “Sem Controle” é um curta-metragem do gênero documentário cujo tema faz um recorte sobre como era a pirataria de games no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionBrazil has become one of the biggest markets of videogames and electronic games in the world. The country ranks in 13rd in the world’s ranking and the perspectives demonstrate significant growth. Even with positive data, Brazil has just left a big wave of piracy that led the whole section. Since the emergence of videogame in the country, many products were severely pirated or smuggled. Brazilian people started a culture of producing and spreading those electronic games without legal authorization from its developers. Although all these problems were a fact, if it weren’t for the piracy, great part of the population wouldn’t have had access to those games because prices were always too high for the life standards from that period, therefore the culture of gaming would not rise as it is today and would not have become a significant part of Brazilian economy which makes it a potent contributor to this market nowadays. “Out of Control” is a short-movie in the documentary gender in which the theme makes a section in the matter and reports the way game’s piracy happened in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectVideogame-
Palavras-chave: dc.subjectPirataria-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentário-
Palavras-chave: dc.subjectCultura de jogos-
Palavras-chave: dc.subjectPiracy-
Palavras-chave: dc.subjectDocumentary-
Palavras-chave: dc.subjectGame’s culture-
Título: dc.title“Sem controle" ou como a pirataria criou a cultura de jogos no Brasil-
Título: dc.title“Without control” or how piracy created the gaming culture in Brazil-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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