
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Andressa Cristina de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Ana Caroline Moura | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:33:02Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:33:02Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236449 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236449 | - |
| Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem a intenção de demonstrar, analisar e explicitar as diferentes estratégias de autofiguração que compõem a escrita autoficcional de Lygia Fagundes Telles e destacar A Disciplina do Amor como pioneira dentro da estética dos contos da autora. Tal afirmação se evidencia pelo fato de que a obra abriu caminho para a publicação posterior de outras obras autoficcionais - como Invenção e Memória (2000), Durante Aquele Estranho Chá (2002, 2010c) e Conspiração de Nuvens (2007), consolidando-se enquanto uma nova tendência. Neste sentido, pretende-se demonstrar a nova tendência estética da escritora a partir da comparação de um corpus pré-definido (seleção específica de alguns contos representativos) do livro de contos anterior à obra pioneira, a obra pioneira e um posterior, sendo eles: Antes do Baile Verde (TELLES, 1970, 2009b), A Disciplina do Amor (TELLES, 1980, 2010a) e Invenção e Memória (TELLES, 2000, 2009a). Para as delimitações da narrativa autoficcional, vale-se, neste trabalho, dos postulados dos mais diversos teóricos envolvidos na primeira onda de análises das “escritas do eu”, como Philippe Lejeune e Serge Doubrovsky e, também, de estudos mais recentes de Faedrich (2015) e Ferrari (2015), que sintetizam tal percurso teórico e aplicam o gênero a autores brasileiros. | - |
| Descrição: dc.description | The present essay intends to analyze, verify and explain the different self-figuration strategies that compose the autofictional writing of Lygia Fagundes Telles and highlight A Disciplina do Amor as a pioneer in the aesthetics of the author's short story, as the composition opened paths for the later publication of other autofictional works- as Invenção e Memória (2000), Durante Aquele Estranho Chá (2002, 2010c) and Conspiração de Nuvens (2007), being consolidating as a new trend. In this regard, it is intended to prove the writer’s new aesthetic trend by comparing a pre-defined corpus (specific selection of some representative texts) from the storybook prior to the pioneer work, her pioneer work and a later one, namely respectively: Antes do Baile Verde (TELLES, 1970, 2009b), A Disciplina do Amor (TELLES, 1980, 2010a) and Invenção e Memória (2000, 2009a). For the delimitations of autofictional narrative, this essay draws on the postulates of the most diverse theorists involved in the first wave of analyzes of the autobiographical and autofictional writing, such as Philippe Lejeune and Serge Doubrovsky, and also more recent studies by Faedrich (2015) and Ferrari (2015), who synthesize this theoretical path and apply the genre to Brazilian authors. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escritas de si | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autoficção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lygia Fagundes Telles | - |
| Palavras-chave: dc.subject | A Disciplina do Amor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Antes do Baile Verde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Invenção e Memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Self Writing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autofiction | - |
| Título: dc.title | O pioneirismo autoficcional de A Disciplina do Amor nos contos de Lygia Fagundes Telles | - |
| Título: dc.title | The autofictional pioneering of A Disciplina do Amor in the short story by Lygia Fagundes Telles | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: