Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrelo, Roseane | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Juliana Sartori Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:20:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:20:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236441 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236441 | - |
Descrição: dc.description | Em um mundo globalizado como o que hoje vivemos, estudar e analisar encontros culturais torna-se muito necessário. No presente trabalho, nos propusemos a analisar como é apresentada a presença da Nestlé, uma empresa originalmente suíça, em algumas das diversas sedes que a mesma apresenta pelo mundo, através da descrição de seus funcionários locais. Essas descrições foram feitas por meio de postagens na mídia social Instagram, no perfil oficial da empresa (@nestle). O objetivo da análise é entender de que forma esses depoimentos buscam contribuir para a formação de sua identidade e imagem, além de observar a estratégia de comunicação da organização. Para isso, buscamos apoio em uma fundamentação teórica que apresenta conceitos de comunicação, interculturalidade e público interno e utilizamos análise de conteúdo para ter um olhar mais profundo sobre as postagens citadas. Analisamos qualitativamente as postagens de cinco funcionários da empresa e pudemos então observar que todos eles apresentavam postagens alinhadas ao discurso da organização e além disso, contavam a respeito de iniciativas da empresa em ações socio- ambientais locais. Logo, concluímos que a empresa utiliza do depoimento de seus funcionários para torná-los porta-voz das ações tomadas por ela em uma ação estratégica para validar seu discurso perante seu público no novo cenário comunicacional onde se encontra. | - |
Descrição: dc.description | In a globalized world like the one we live in today, studying and analyzing cultural encounters is very necessary. In the present paper, we set out to analyze how the presence of Nestlé, an originally Swiss company, is presented in some of its various offices around the world, through the description of its local employees. These descriptions were made via Instagram social media posts on the official company profile (@nestle). The purpose of the analysis is to understand how these statements seek to contribute to the formation of their identity and image, and to observe the communication strategy of the organization. For this, we seek support in a theoretical foundation that presents concepts of communication, interculturality and internal audience and use content analysis to have a deeper look on the posts cited. We qualitatively analyzed the posts of five company employees and then observed that all of them had posts aligned with the organization's discourse and, moreover, related to the company's initiatives in local socio-environmental actions. Therefore, we conclude that the company uses the testimony of its employees to make them spokespersons of the actions taken by it in a strategic action to validate its speech before its audience in the new communicational scenario where it is. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Nestlé | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Público interno | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internal public | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social media | - |
Título: dc.title | Comunicação e interculturalidade: a construção da identidade e da imagem da Nestlé no instagram | - |
Título: dc.title | Communication and interculturality: the construction of Nestlé's identity and image on instagram | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: