
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Guaraldo, Tamara de Souza Brandão | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Tosati, Lucas Sanches dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:31:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:31:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-06-16 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236419 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236419 | - |
| Descrição: dc.description | A gestão do conhecimento é um diferencial competitivo para as organizações da modernidade, principalmente quando a criação de dados e informação se tornam cada vez mais comuns e massivas dentro da sociedade. Contudo, sozinha a gestão do conhecimento não tem o potencial de transformar a forma como a empresa armazena e compartilha a informação adquirida, faz-se necessário uma cultura organizacional que propicie o nascimento de uma gestão colaborativa do conhecimento. A comunicação possui papel crucial na proliferação da cultura organizacional e precisa atuar em todas as suas áreas, e por ser tão necessária no desenvolvimento da cultura organizacional, é primordial que o próprio departamento responsável pela comunicação organizacional passe por mudanças processuais, abraçando novas formas e modelos de gestão do próprio conhecimento. O Scrum é o modelo proposto neste trabalho para parametrizar os objetivos da comunicação organizacional como um todo e segmentá-lo dentro de todas as suas 4 subáreas, de acordo com a teoria da comunicação integrada proposta por Kunsch (2003), a comunicação administrativa, mercadológica, institucional e interna. | - |
| Descrição: dc.description | Knowledge management is a competitive advantage for modern organizations, especially when the creation of data and information became increasingly common and massive within society. But alone the knowledge management does not have the potential to transform the way the company stores and shares the acquired information, it becomes necessary an organizational culture that allows the birth of a collaborative management of knowledge. Communication plays a crucial role in the proliferation of organizational culture and needs to work in all its areas and because it is so necessary in the development of the organizational culture, it is fundamental that the department responsible for organizational communication itself undergoes procedural changes, embracing new forms and models of knowledge management. Scrum is the model proposed in this work to parameterize the objectives of organizational communication as a whole and to segment it within all its four sub-areas, according to the integrated communication theory proposed by Kunsch (2003), the administrative, marketing, institutional and internal communication. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Comunicação organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura organizacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relações Públicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Scrum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizational communication | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Organizational culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Public Relations | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Knowledge management | - |
| Título: dc.title | Plano de ação: metodologias ágeis aplicadas a comunicação organizacional | - |
| Título: dc.title | Action plan: agile methodologies applied to organizational communication | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: