Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gobbi, Maria Cristina | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Bárbara Botega | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:12:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:12:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-24 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236387 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236387 | - |
Descrição: dc.description | As novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TICS) possibilitam um amplo canal de interação entre pessoas de diferentes localidades e idades, adultos e crianças. Com isso, o público infantil também está cada vez mais presente em telas e mídias que usam uma linguagem mais próxima, devido ao protagonismo de ser atuante e não apenas receptor de conteúdo. Sendo assim, se desenvolve uma cultura digital e participativa, e novos conceitos, como, por exemplo, o digital influencer. Por esse motivo, existem novos influenciadores voltados para o público infantil, como é o caso de Luccas Neto, que, com seu canal, já conquistou fãs pelo mundo, e, por isso, se tornou o objeto de pesquisa para esse trabalho. Esse projeto possui como objetivo principal identificar quais são as práticas comunicativas utilizadas pelo youtuber Luccas Neto no seu canal “Lunes”, a fim de delinear a utilização da cultura de fãs para sua ascensão como influenciador digital do público infantil. Para isso, houve uma pesquisa bibliográfica focada no contexto digital e no YouTube, sobre essa nova celebridade chamada digital influencer, a cultura de fã e público infantil, não se esquecendo da importância da atuação das Relações Públicas nesse ambiente. Por fim, com a pesquisa, através de uma seleção de amostra dos vídeos do canal do Luccas Neto, realizamos uma análise de conteúdo a respeito dos comentários das crianças e a cultura de fãs presente nos principais comentários, e como essa cultura está disponibilizando a ascensão do influenciador digital para o público infantil. | - |
Descrição: dc.description | The new information and communications technology (ICT) allows people with different ages and from everywhere to interact to each other. This way, we can see more children using screens and medias that gives an easier and closer communication, because they are protagonists and not just the receiver of the content. So, we can see a new way of medias participation and digital cultures, new concepts, such as new celebrities called digital influencers. For this reason, a lot of new influencers for children are showing up every day. One of them is Luccas Neto, that has millions of fans and followers all over the world, and because of his channel on YouTube, Luccas Neto became the object of research for this project. The main purpose of this work is to identify what kind of communication does Luccas Neto use in his channel on YouTube called “Lunes”, in order to understand how he uses the fans culture to be a big influencer for children. Because of that, we brought a bibliographic research focused on the digital context and Youtube, the digital influencer, the fans culture, and child audience, not forgetting the importance of Public Relations in this context. Finally, the work explored a sample selection of Luccas Neto’s videos, and we studied the comments of the kids and how fans culture is currently taking part of the growth of the digital influencer for this audience. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Youtube | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura participativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Influenciadores digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura de fãs | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Público infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's audience | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participatory culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fan’s culture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital influencers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Relations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Childhood | - |
Título: dc.title | A utilização da cultura de fã na ascensão do Digital Influencer para o público infantil | - |
Título: dc.title | The use of fan culture in the rise of Digital Influencer for children | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: