Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andrelo, Roseane | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Wackerha, Bruna Fioravanti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:19:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:19:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-20 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236380 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236380 | - |
Descrição: dc.description | suas vivências no mercado de trabalho e o papel da comunicação durante esse processo de inclusão foi feito um levantamento bibliográfico sobre temas como: comunicação interna, inclusão e diversidade nas organizações, que contribuíram para o desenvolvimento de uma pesquisa realizada por vídeo chamada com cinco jovens com Síndrome de Down, da cidade de Belo Horizonte, que estão trabalhando em grandes organizações, com o intuito de identificar como é a experiência vivida por eles no ambiente de trabalho. Todos participam do programa “Talento Apoiado” o qual faz parte do Instituto Mano Down e que possui papel fundamental no processo de inclusão. A partir desse recorte observou-se que o processo de inclusão e desenvolvimento profissional gerou autonomia, realização profissional e socialização dessas pessoas, esses dados contribuíram com percepções acerca da importância da comunicação como auxiliadora no relacionamento entre esses indivíduos e as organizações. | - |
Descrição: dc.description | By the purpose of analyze the perspective of a Person With Disabilities inside the labor market and the role of communication during this process, this study was made regarding of these topics: Internal Communication, role of communication in a Social Inclusion process and diversity inside the organizations. All this items were the key factor to a research applied with five people with Down Syndrome, living in the city of Belo Horizonte, where they participate of “Talento Apoiado” project and are working in local companies. As a result of this survey, it can be concluded that the social inclusion process generated autonomy, personal fulfillment and contributed with the socialization of these employees. These data also brought new perceptions about the importance of a project like “Talento Apoiado” during the process of inclusion who helps in the development of a social relationship between these people and companies. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação interna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pessoa com deficiência intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diversidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Síndrome de Down | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações Públicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internal communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | Person with intellectual disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Down Syndrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor market | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public Relations | - |
Título: dc.title | O papel da comunicação no processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho | - |
Título: dc.title | The role of communication in the process of including people with intellectual disabilities in the labor market | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: