De onde vem todas as coisas: a apropriação do papelão no processo de criação de obras de arte

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBamonte, Joedy Luciana Barros Marins-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Julia Nogueira Duarte de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:30:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:30:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-31-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/11449/236371-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236371-
Descrição: dc.descriptionA pesquisa teve como objetivo desenvolver um conjunto de obras com a apropriação do papelão e caixas de papelão, propondo a ressignificação de objetos e espaços do cotidiano; e propondo a interação do espectador com os trabalhos. Foi realizada a revisão do percurso da história da arte ocidental, que resultou na inserção e apropriação de objetos do cotidiano na arte, e suas influências nas práticas artísticas contemporâneas com ênfase nos anos 1950 a 1990. Foi realizado o registro e análise dos documentos do processo criativo, e da construção de sentido das obras desenvolvidas, contextualizando-as em relação a referências literárias, artísticas e a produções pessoais de 2019 a 2021. Apresentou-se o processo de montagem e desenvolvimento de educativo para a mediação das obras resultantes da pesquisa. A exposição “De onde vem todas as coisas” foi composta por três trabalhos que relacionavam o papelão ao conceito de silêncio e a introspecção, e alcançou públicos de diversas faixas etárias, profissões e cursos.-
Descrição: dc.descriptionThe research’s objective was to create artworks from the appropriation of cardboard and boxes, proposing the resignification of daily life objects and spaces; and proposing the spectator’s interaction with the works. The research revised the course of the history of Western art, which resulted in the appropriation of everyday objects and their influence on contemporary art from 1950 to 1990. The creative process documents and the concept development of the artworks were registered and analyzed; contextualizing them about the literary and artistic references, and personal productions from 2019 to 2021. It was made the presentation of the building process and development of the educational approach to the mediation of the artworks produced as a result of the research. The art exhibition “Where everything comes from” was composed of three artworks that established a connection between cardboard, the concept of silence, and introspection, reaching a diverse public from different age groups, professions, and fields of study.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
Palavras-chave: dc.subjectAssemblage-
Palavras-chave: dc.subjectInstalação-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso criativo-
Palavras-chave: dc.subjectArte Contemporânea-
Palavras-chave: dc.subjectPapelão-
Palavras-chave: dc.subjectInstallation art-
Palavras-chave: dc.subjectCreative process-
Palavras-chave: dc.subjectContemporary art-
Palavras-chave: dc.subjectCardboard-
Título: dc.titleDe onde vem todas as coisas: a apropriação do papelão no processo de criação de obras de arte-
Título: dc.titleWhere everything comes from: the appropriation of cardboard in the creation process of artworks-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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