Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Luvizotto, Caroline Kraus | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Carolina Cristina de Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:06:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:06:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/11449/236364 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/236364 | - |
Descrição: dc.description | Vivemos em uma sociedade patriarcal onde o sexo masculino sempre foi o principal gênero, porém cansadas de não serem protagonistas de suas próprias histórias e de serem submetidas a uma grande pressão da sociedade, as mulheres criaram o feminismo. O movimento feminista surgiu em busca de uma equidade de gênero em direitos políticos e sociais e tem ganhado cada vez mais repercussão na sociedade. Deste contexto, surge este trabalho como uma análise audiovisual para refletir se influenciadoras brasileiras da plataforma Youtube têm tido contribuição para a disseminação deste movimento, imersas na Sociedade da Informação, uma era onde a conectividade e a rapidez fazem com que os indivíduos sejam submetidos a novos conhecimentos o tempo inteiro. Através de uma pesquisa qualitativa, foram analisados três vídeos, verificando como eles abordam a temática feminista, a repercussão do tema nos seguidores e se o vídeo contribuiu para a disseminação do movimento feminista nos dias atuais. A partir desta analise se concluiu que as influenciadoras digitais brasileiras sabem abordar o tema do feminismo de uma maneira chamativa e produtiva para suas seguidoras. | - |
Descrição: dc.description | We live in a patriarchal society where males have always been the main gender. Tired of not being protagonists of their own stories and being subjected to great pressure from society, women created feminism. The feminist movement was created in order for women to achieve gender equity in political and social rights and has had increasing repercussions in society. Based on the previous, this study was conducted as an audiovisual analysis to reflect if Brazilian Youtube influencers have contributed to the dissemination of this movement immersed in the Information Society, an era where connectivity and speed enables individuals to get new information on the go. Through a qualitative research three videos were analyzed, studying how they approach feminism, its repercussion on its supporters and if the video has contributed to the spread of the feminist movement. From this analysis it was concluded that Brazilian digital influencers know how to approach the theme of feminism in a flashy and productive way for their followers. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociedade da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Influenciadoras digitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information society | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital influencers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital communication | - |
Título: dc.title | A disseminação do feminismo pelas influenciadoras digitais da plataforma Youtube sob uma perspectiva da sociedade da informação | - |
Título: dc.title | The dissemination of feminism by the digital influencers of the Youtube platform from an information society perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: